Educação integra ações da Prefeitura para celebrar a igualdade racial

Publicado por:  Maria Duarte

A Secretaria Municipal da Educação organizou diversas ações dentro da programação da Prefeitura de Curitiba neste mês de novembro para celebrar a igualdade racial e a consciência negra.

Sábado, dia 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra e marca a data da morte de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares. A data foi instituída no Brasil como dia de Zumbi e da Consciência Negra pela Lei nº 12.519/2011.

Uma das iniciativas da Educação foi realizada nesta sexta-feira (19/11), no auditório da Secretaria. Para marcar a representatividade de profissionais negros na rede municipal de ensino, a Coordenadoria de Equidade, Famílias e Rede de Proteção (CEFAR) organizou uma exposição de fotos, que pode ser vista no saguão da Prefeitura.

Além disso, a equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) preparou um material especial para ser trabalhado nas salas de aula.

“Esta proposta pedagógica tem a finalidade de subsidiar os docentes da EJA para que sejam realizados debates sobre a condição da população negra na busca por igualdade e integração, direitos pelos quais vem lutando desde o Brasil imperial. Busca ainda, promover o reconhecimento da cultura e da ancestralidade dos povos africanos no Brasil, valorizando, desta forma, conhecimentos que compõem a cultura afro-brasileira”, explica a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier.

Veja as propostas pedagógicas da Semana da Consciência Negra da EJA: https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/semana-da-consciencia-negra/12046

No município, as ações relativas ao Mês da Consciência Negra são coordenadas pela Assessoria de Direitos Humanos - Política de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e envolvem diversas secretarias municipais como o Esporte, Lazer e Juventude, Educação, Fundação de Ação Social e Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Do maculelê às abayomi: Mês da Consciência Negra tem rica programação

Autor: SME | Fonte: SME