Educação especial: SME reúne autoridades da Região Metropolitana e lança publicação sobre processos avaliativos

    Publicado por:  Maria Duarte

A Secretaria Municipal da Educação lançou, nesta quinta-feira (25/5), o livro sobre os processos avaliativos dos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) de Curitiba. A cidade tem onze CMAEEs, um em cada regional mais o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA), na sede da SME, no Alto da Glória. A obra conta com 11 capítulos referentes às avaliações psicopedagógicas realizadas com os estudantes por avaliadoras especializadas.

A apresentação do novo material foi realizada durante o Fórum de Gestores da Educação Especial da Área Metropolitana de Curitiba, criado em 2015, com o objetivo de garantir uma maior compreensão dos gestores em relação à complexidade da gestão da educação especial nos municípios participantes, bem como um melhor direcionamento de políticas educacionais inclusivas.

Desde sua criação, o fórum vem realizando reuniões bimestrais com pautas definidas contando neste momento com a participação de vários municípios.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância desse novo material. “É muito importante este livro sobre os processos avaliativos para olharmos para nossos processos”, disse a secretária.

“Aprendemos compartilhando”, completou a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira.

A diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) da Secretaria Municipal da Educação, Gislaine Coimbra Budel, agradeceu a presença de todos e destacou a importância dos encontros do fórum.

“O fórum discute desafios e avanços do atendimento na educação especial e aproxima os profissionais dos diversos municípios”, pontuou Gislaine.

A rede municipal de Curitiba oferece 15 modalidades de atendimento a estudantes em processo de inclusão, o que inclui crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, síndrome de Down, comprometimento motor, Transtornos Funcionais Específicos, entre outros.

Durante o isolamento gerado pela pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021, os atendimentos da Educação Especial e Inclusiva foram mantidos, porém de maneira remota. Foram realizados mais de 50 mil atendimentos na modalidade on-line.

Com o retorno do presencial, iniciado a partir do segundo semestre de 2021, o atendimento é realizado no contraturno escolar nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) ou nas salas de recursos de aprendizagem e multifuncionais das escolas e de altas habilidades dos CMAEEs.

Os atendimentos são realizados por profissionais especializados, conforme as especificidades de cada um.

Transporte

Os estudantes das escolas especiais têm acesso a transporte 100% adaptado às suas necessidades. É o Sistema de Transporte para a Educação Especial (Sites), que atende 2,4 mil estudantes, em trajetos realizados todos os dias de casa para a escola, e da escola de volta para casa. Existe há 37 anos com o objetivo de garantir o acesso dos estudantes às trinta escolas especiais localizadas em Curitiba. São setenta e dois ônibus ao todo, que percorrer oitenta e quatro rotas, com 79% da frota renovada.

Escola de Pais

As famílias com estudantes em inclusão são atendidas pela Escola de Pais, que tem como missão ajudar os pais dessas crianças a se cuidarem e assim poderem atender com mais tranquilidade o desenvolvimento dos filhos, além de esclarecer dúvidas e proceder orientações.

Autor: SME | Fonte: SME