Educação em pauta: iniciativa de Curitiba culmina na criação de conselho de secretários das capitais

Publicado por:  Maria Duarte

A quinta reunião de secretários da Educação das capitais, realizada nesta quinta-feira (3/11) em Recife (Pernambuco), formalizou a criação do Conselho Nacional de Secretários da Educação das Capitais (Consec).

Neste momento, o grupo é formado por Curitiba (PR), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luís (MA), Porto Velho (RO) e Belém (PA). O número de participantes deve aumentar ao longo dos próximos meses.

As articulações que agregaram os gestores das capitais começaram por iniciativa da secretária municipal da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila.

“A pandemia da Covid-19 teve um impacto muito grande nas redes de ensino, com a necessidade do formato remoto e da retomada do presencial e recomposição das aprendizagens. Para tratar desse e de outros temas pertinentes à área, como o tempo integral, a utilização das tecnologias nas escolas, sistemas de matrículas, enfim, formamos este grupo que permite o compartilhamento de ideias e boas práticas”, explicou Maria Sílvia.

“Conhecer os desafios que temos, o funcionamento de cada rede e debater soluções é muito produtivo. O grupo vem crescendo e se fortalecendo desde o ano passado”, completou.

As reuniões do grupo são periódicas. A pauta desta quinta reunião incluiu recomposição das aprendizagens após a pandemia, primeira infância, período integral, políticas de inclusão, robótica e tecnologias.

Um dos encontros, que abordou projetos pedagógicos e sistemas de matrículas, entre outros, foi realizado em Curitiba, no mês de maio. Saiba mais.

As outras reuniões de trabalho foram realizadas em São Paulo, no Rio de Janeiro e Florianópolis.

Nesta última reunião também foi definido o cronograma dos encontros para o ano que vem. As próximas agendas previstas serão em Brasília (fevereiro), Salvador (março), Porto Alegre (junho) e Belém (outubro). As datas exatas serão divulgadas mais próximas aos eventos.

Autor: SME | Fonte: SME