Dia do Professor: educadores recebem homenagens e escolas ganham livros e catálogos de arte

    Publicado por:  Maria Duarte

“A lição de resiliência que este período de pandemia nos deu foi enorme. Curitiba não se abateu, o processo pedagógico foi mantido e neste Dia do Professor comemoramos também a plena volta à normalidade em nossas escolas.”

A declaração foi dada pelo prefeito Rafael Greca durante homenagem aos professores, nesta sexta-feira (15/10), no Palácio Solar 29 de Março. Na ocasião, a rede municipal de ensino recebeu a doação de mais de 2 mil exemplares de livros e catálogos de arte, em 160 kits, doados por Waldir Simões, da galeria Simões de Assis.

O material, que fazia parte do acervo da galeria conhecida pelas exposições de artistas como Sérgio Ferro e Juarez Machado, será encaminhado a bibliotecas escolares e Faróis do Saber.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, agradeceu a todos os profissionais e lembrou que a Educação nunca parou, pois durante a pior fase da pandemia da covid-19, com o ensino totalmente remoto, os conteúdos foram veiculados pela TV Escola Curitiba e kits pedagógicos individuais.

“Nem no nosso pior pesadelo imaginamos que um dia fecharíamos portas de escolas. Mas soubemos nos reinventar e garantir o direito à educação para todas as crianças”, disse a secretária.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro, participou da homenagem. “É um material rico para as escolas e faróis de nossa cidade”, disse.

Também compareceram os superintendentes da Educação, Andressa Pereira (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo) e professores chefes dos núcleos regionais e diretores de unidades.

“Neste dia cumprimentamos todos os professores, todos aqueles que se dedicam a esta linda profissão, uma profissão que abre caminhos, que permite aos estudantes sonhar. Saúdo a todos pela bela profissão que escolheram”, disse Maria Sílvia.

Ações formativas

A Semana do Professor teve diversas ações formativas para marcar a data. Nesta sexta-feira, o professor Jelson Oliveira, da PUC Paraná, apresentou a palestra Ser Professor no Século XXI.

A programação especial do programa Veredas Formativas começou no dia 13 de outubro, com palestra on-line da professora Maria Cândida Moraes sobre Escolas Criativas e Inovadoras para uma Cidadania Planetária. No dia 14, o tema abordado pelo professor Cloves Amorim foi Ser Professor.

Autor: SME | Fonte: SME