Depois dos CMEIs, Faróis Móveis chegam às 185 escolas municipais

    Publicado por:  Maria Duarte

Depois de todos os 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba receberem Faróis Móveis, as 185 escolas da Prefeitura também começam a ganhar os equipamentos. Nesta terça-feira (27/9) foi feita a primeira entrega de um "farolzinho" a uma escola, a UEI David Carneiro, na Regional Boqueirão.

Os Faróis Móveis começaram a ser entregues no aniversário da cidade pelo prefeito Rafael Greca e são uma extensão do conceito do projeto Faróis do Saber e Inovação. Eles mantém, para as crianças da educação infantil, diversas possibilidades pedagógicas, além de enriquecerem as pesquisas para as turmas do Ensino Fundamental.

Os Faróis Móveis são compostos por um carrinho em forma de farol que acomoda itens como impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado e livros. 

O objetivo é fomentar possibilidades para que as crianças construam conhecimento apoiados na pesquisa, inovação e criatividade, com elementos que permitam explorações, experimentações e brincadeiras, utilizando diversas ferramentas e múltiplas linguagens.

O primeiro projeto apresentado pelos estudantes da escola David Carneiro com o apoio do Farol Móvel foi sobre astronáutica. Eles pesquisaram sobre astronautas, viagem do homem à lua, lixo espacial, entre outros temas.

Brenda Kauane Ferreira, do 5º ano do Fundamental, conta que ficou muito animada. “Nunca tinha visto de perto o farolzinho, tem microscópio, a gente pode ter muitas ideias para usá-lo”, comentou a menina.

Para Mirella Marques de Miranda, também do 5º ano, que adora educação ambiental, os equipamentos trazem infinitas possibilidades. “Posso pesquisar de perto sobre a decomposição dos materiais, a questão do lixo é bem importante”, avisou Mirella.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que a educação é movida por pesquisas.

“Ações de pesquisa nos movem todos os dias e a escola de hoje é muito diferente da escola que nós frequentamos. Hoje se aprende fazendo, com a mão na massa e o espírito da descoberta”, disse Maria Sílvia.

Presenças

Também participaram da entrega as diretoras dos departamentos de Ensino Fundamental, Simone Zampier, e de Desenvolvimento Pessoal, Estela Endlich; o diretor da escola, Daniel do Nascimento, e o vice-diretor Thiago Lucas; a chefe do NRE Boqueirão, Nilce Malage.

Autor: SME | Fonte: SME