Curitiba vai sediar Congresso Internacional das Cidades Educadoras em 2024

Publicado por:  Maria Duarte

A capital do Paraná será a sede do Congresso Internacional das Cidades Educadoras em 2024. A data exata ainda será definida pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), com sede em Barcelona.

“Esta notícia muito nos orgulha. Curitiba, que no ano passado foi eleita coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace), venceu a disputa com diversas cidades de outros países e vai abrigar os debates internacionais da Associação Internacional das Cidades Educadoras”, comenta a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O congresso é realizado a cada dois anos. Este ano será em Andong, na província Gyeongsang, Coréia do Sul.

A conquista é fruto do trabalho de Curitiba como cidade educadora.

“É uma grande conquista para Curitiba. O esforço de nossas equipes recolocou Curitiba na rota dos grandes eventos internacionais”, disse o chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, lembrando que a candidatura foi construída com apoio da Assessoria de Relações Internacionais.

Em julho de 2021, a capital do Paraná foi eleita cidade coordenadora da Rebrace, sucedendo Vitória, no Espírito Santo.

Atualmente são 21 membros da rede, e a coordenadora é responsável por articular as ações e debates de interesse das cidades educadoras no país.

“Nossa Curitiba é cidade educadora por vocação. Programas como o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços da cidade em salas de aula, o Fala Curitiba e o Fala Curitibinha, que destacam a participação cidadã, mostram que estamos no caminho certo”, afirma Maria Sílvia.

Histórico

Desde outubro de 2019, Curitiba integra o seleto grupo de Cidades Educadoras. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países.

Na prática, a adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes.

O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) é a Secretaria Municipal da Educação.

Fundada em 1994, Aice dá respaldo aos membros. É uma organização sem fins lucrativos, constituída como estrutura permanente para a colaboração entre os governos locais comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras. Os principais objetivos são proclamar a importância da educação na cidade e destacar os aspectos educacionais dos projetos políticos das associadas.

Veja mais sobre as Cidades Educadoras na página oficial

Autor: SME | Fonte: SME