Curitiba vai sediar, de 20 a 23 deste mês, a Conferência Municipal de Educação. A organização é do Fórum Municipal de Educação. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (02/10) pela secretária de Educação, Maria Sílvia Bacila, no plenário da Câmara Municipal.
A secretária falou aos vereadores acompanhada da superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, e da coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Cíntia Caldonazo Wendler.
“Destaco que é muito importante que os curitibanos participem dessa etapa, para termos uma discussão madura a ser levada às conferências estadual e nacional”, disse a secretária.
A convocação da Conferência Nacional Extraordinária de Educação, por meio do decreto 11.697/2023, é uma iniciativa da nova gestão do governo federal, para rever as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2024/2034. Poderão participar gestores da educação, profissionais da área, conselheiros, pais, mães, responsáveis e estudantes, além de entidades e movimentos sociais.
O tema central é "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para a garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento sócio ambiental sustentável", sendo que as temáticas perpassam por gestão democrática, colaboração e cooperação federativa para enfrentamento das desigualdades e a garantia de direitos educacionais, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.
As vagas são distribuídas segundo uma proporcionalidade, de 50% para a Educação Básica, 20% para a Educação Profissional e Tecnológica e 30% para o Ensino Superior, das redes pública e privada.
“As vagas nas etapas estadual e nacional são proporcionais à participação, por isso a importância de fazermos uma etapa em Curitiba é garantirmos representação na Etapa Estadual e, posteriormente, em janeiro de 2024, na Etapa Nacional. Conto com os vereadores, para que participem também da nossa etapa aqui”, explicou Maria Sílvia.
Autor:
SME
|
Fonte:
SME