Curitiba tem mais de 200 propostas realizadas no Dia Mão na Massa

Publicado por:  Claudia Pereira Muniz

As equipes da Secretaria Municipal da Educação (DSME) de Curitiba espalharam por toda a cidade atividades de educação criativa nesta quarta-feira (15/9), o Dia Mão na Massa. Foram mais de 200 propostas colocadas em práticas por profissionais, crianças e estudantes, fazendo da participação curitibana se destacar na ação promovida nacionalmente pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).

Ao todo, foram 211 propostas realizadas e registrada no site da RBAC  LINK https://aprendizagemcriativa.org/pt-br em escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Linhas do Conhecimento e unidades administrativas da SME (núcleos regionais e departamentos), representando 56,6% das ações propostas Brasil afora. Ao todo, foram registradas 373 atividades no em instituições de ensino que aderiram ao Dia Mão na Massa em sete estados (Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Cumprimento todos os nossos profissionais da educação de Curitiba que fomenta m com muita criatividade as ações na ação curitibana do Dia Mão na Massa. Fizemos desse um grande dia”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

De alimentação à robótica

O Dia Mão na Massa propõe que professores, crianças e estudantes tenham um dia exclusivo para desenvolverem, juntos, atividades que estimulem a expressão e a criatividade na aprendizagem ao estimular m modelo de aprender na prática, por meio de brincadeiras e de projetos criados e relacionados ao cotidiano de cada estudante.

As ações apresentadas investiram em várias áreas do Conhecimento, estimulando crianças e estudantes a curiosidade pelo saber e abordaram conscientização ambiental, alimentação saudável, desenvolvimento artístico, além da interdisciplinaridade.

No CMEI Porto Belo, na CIC, os curitibinhas trabalharam a alimentação saudável com um tour virtual para conhecerem as arvores frutíferas. Também colocaram a mão na massa, ou melhor, nas frutas, e fizeram uma salada de frutas.

Uma das atividades propostas no CMEi Vila Nori, no Pilarzinho, estimulou os pequenos a transpor para o mundo concreto o que aprenderam sobre rimas utilizando massinha de modelar.

Na Escola Municipal Anísio Teixeira, no Atuba, o dia mão na massa estimulou a Literatura criativa, ao propor a leitura das fábulas de Esopo e utilizar o tangram (jogo de formação de imagens a partir de figuras geométricas) para que os estudantes se desafiarem a formar as imagens dos personagens.

Uma oficina de robótica foi proposta aos estudantes da Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira, no Capão Raso. O resultado foi a criação, com materiais alternativos, de dois mascotes para a atividade.

Vocação criativa

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich, afirmou que a adesão dos profissionais à iniciativa do Dia Mão na Massa confirma a vocação da educação criativa em Curitiba.

“Ficamos muito felizes em ver tantas propostas relevantes elaboradas para este dia e os resultados certamente vão estimular ainda mais projetos nas nossas escolas e CMEIs em favor da educação das nossas crianças”, disse

A ação é uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), movimento apoiado pela Fundação Lemann e pelo MIT Media Lab. Desde junho, a educação curitibana integra o Programa Escolas Criativas idealizado pela RBAC com apoio das fundações Lemann e Lego.

Autor: SME | Fonte: SME