Curitiba premia estudantes de cinco escolas em Concurso Literário

    Publicado por:  Maria Duarte

Seis estudantes da rede municipal de ensino, de cinco escolas diferentes, foram premiados no Concurso Literário “Releituras, Era uma vez...”, lançado pela Secretaria Municipal da Educação em março deste ano, durante as comemorações do aniversário de Curitiba.

Os textos e ilustrações inscritos tiveram como inspiração as releituras dos contos e personagens de histórias clássicas dos autores Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Charles Perrault, Lewis Caroll, entre outros.

A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira (06/12), na Biblioteca Hideo Handa, na Praça do Japão.

“Vocês não imaginam o alcance do que plantaram como sementes aqui. Tudo vai culminar numa grande feira do livro, num festival literário. Quando lançamos o concurso estávamos em isolamento devido à pandemia, vivíamos a reclusão, a insegurança. Agora, essa fase passou”, pontuou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que entregou os prêmios às crianças (kits de leitura que incluíram o livro com os trabalhos dos estudantes feitos para esse concurso).

O concurso foi uma iniciativa da Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas Escolares da Coordenadoria de Projetos da Educação, com o objetivo de incentivar a leitura, a produção escrita (poesia e prosa) e a ilustração.

Cada escola participante selecionou um poema/texto representante da unidade e uma ilustração relacionada ao poema/texto, inéditos e originais, compostos individualmente ou em dupla.

“Adoro escrever e desenhar, mas mais de desenhar”, disse Isadora de Azevedo Gonçalves, 1º Ano B da Escola Municipal Sônia Maria Kenski, uma das premiadas (veja a lista completa abaixo).

A obra que resultou do Concurso Literário “Releituras, Era uma vez...” contemplou crianças da Educação Infantil e estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das unidades municipais.

Veja os premiados nas categorias Texto e Ilustração:

1º lugar na categoria texto: Guilherme Zarnott ,4º Ano C da Escola Municipal Sidônio Muralha

1º lugar na categoria ilustração: Lucas Rafael Ventury, 2º Ano A da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesseroli

2º lugar na categoria texto: Maria Clara Rodrigues de Souza, 5º Ano C da Escola Municipal Professor Brandão

2º lugar na categoria ilustração: Ezequiel José Colmenarez Brieceno, 2º Ano A da Escola Municipal Campo Mourão

3º lugar na categoria texto : Ana Luiza Ewert França, 5º Ano A da Escola Municipal Campo Mourão

3º lugar na categoria ilustração: Isadora de Azevedo Gonçalves, 1º Ano B da Escola Municipal Sônia Maria Kenski

Autor: SME | Fonte: SME