Curitiba é o grande palco de ações do Dia Internacional das Cidades Educadoras

    Publicado por:  Maria Duarte

Esta quinta-feira (30/11) foi um dia especial para os curitibinhas e curitibanos que se engajaram nas ações em comemoração ao Dia Internacional das Cidades Educadoras. Nas dez regionais, atividades gratuitas promovidas pela Prefeitura destacaram o tema A cultura, fonte de criação e de aprendizagem na Cidade Educadora.

A agenda envolveu atividades relacionadas à educação, saúde, trânsito, ação social, meio ambiente, cultura, turismo, esportes, cidadania, música, entre outras.

?Ficamos muito felizes com o envolvimento de todos, este ano o tema foi cultura como fonte de criação e aprendizagem, no mundo inteiro todas as cidades trataram deste assunto tão relevante. Parabéns a todos os envolvidos neste brilhante movimento?, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O conceito de cidade educadora está relacionado ao sentido de responsabilidade da sociedade em suas ações e considera as cidades como espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal, para a descentralização e autonomia.

Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países, todas envolvidas em ações semelhantes com seus cidadãos.

A praça do Japão, onde está localizada a biblioteca Hideo Handa, ficou lotada. Famosa pela leitura para bebês, a biblioteca temática que homenageia os japoneses recebeu bebês e famílias o dia todo. A professora Kelem Becker conta que as crianças mais antigas ajudaram a recepcionar as novatas, como a Marina Partala Passos, 2 anos e 5 meses, que frequenta o local desde que tem poucos meses de vida. A família de Marina mora perto da praça e ela é fã das histórias. 

"A Marina ajudou a receber as crianças novas e até mostrou livros para os menores", contou Kelem.

Nas regionais, corais das escolas deram vida ao dia internacional, com apresentações artísticas e muita alegria. "Esse engajamento é o que faz toda a diferença", comentou a secretária da Educação.

Entre as novidades da Educação este ano figuraram a inauguração de um museu no Bairro Novo (Vila Tecnológica) e a valorização da história musical, com oficina de vinis no Oratório de Bach (Vista Alegre).

CLIQUE AQUI e veja as atividades em toda cidade.

Rede internacional

Curitiba integra a rede de Cidades Educadoras desde outubro de 2019. Em maio do ano que vem, a capital do Paraná vai sediar o Congresso Internacional das Cidades Educadoras. Para isso foi criado um Comitê intersetorial que é responsável pela organização dos preparativos para o evento. Será a primeira vez que a capital do Paraná sedia esse evento.

Autor: SME | Fonte: SME