Curitiba é destaque na Reunião de Secretários da Educação da Região Metropolitana

    Publicado por:  Maria Duarte

Os investimentos da rede municipal de ensino de Curitiba foram destaque na Reunião de Secretários da Educação da Região Metropolitana de Curitiba, realizada nesta quinta-feira (27/6) na Câmara Municipal de Colombo. O tema foi educação integral e integrada.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, fez uma explanação sobre o tema.

Na rede curitibana, o integral permite que o estudante permaneça com até 9h de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas como Práticas de Movimento, Ciência e Tecnologia, Matemática, Educação Ambiental, Língua Portuguesa, entre outras. Também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional. Além disso, são ofertadas atividades do Projeto Mãos na Massa, Curitibinhas Poliglotas, Leia+, entre outros.

“Nossa estratégia de expansão da oferta de ensino integral iniciou em 2017, quando apenas 86 escolas tinham essa oferta. Até o fim deste ano, todas as escolas terão pelo menos parte das turmas com oferta do tempo integral”, esclareceu a secretária.

Este ano já foram entregues as UEIs Dona Francisca (CIC), de Santa Felicidade e da Escola Otto Bracarense (esta também na CIC). No ano passado, foram inauguradas as Unidades de Educação Integral Boa Vista (UEI Ano 330), Portão e Tatuquara. 

Esses e outras ações contribuíram para que a capital do Estado conquistasse, este ano, o título de capital mais igualitária do Brasil. O reconhecimento nacional foi concedido pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que divulgou em março o Mapa da Desigualdade entre as Capitais. A educação teve papel importante nessa conquista, pois essa área tem sido uma das prioridades da Prefeitura de Curitiba.

Participaram representantes dos municípios de Rio Negro, Campo Largo, Lapa, Araucária, Campo Magro, Tijucas do Sul, Balsa Nova, Contenda, Piên, Agudos do Sul, Tunas do Paraná, Curitiba, Bocaiúva do Sul, Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais e Almirante Tamandaré.

Autor: SME | Fonte: SME