Crianças do CMEI Santa Quitéria investigam o urucum e defendem preservação da natureza

Publicado por:  Maria Duarte

“Eu quero ser professora de floresta.” Esse é o sonho da Helena Sofia Mozzer, matriculada no pré do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Quitéria, na Regional Portão. Ela decidiu seguir essa missão depois que a unidade recebeu seu Farol Móvel e as plantas do jardim foram para as lentes do microscópio.

Helena e sua turma se encantaram com uma árvore de urucum no pátio dos fundos e, a partir daí, começou uma investigação, com orientação das professoras, sobre as propriedades dessa planta, usada em tratamentos de saúde, cosméticos e como colorau de alimentos.

“O fruto é muito bonito, estou aqui fazendo os desenhos. Temos que cuidar na natureza, das plantas e dos animais”, mostrou Anna Júlia Sobcza.

O novo Farol Móvel beneficia as 115 crianças do CMEI e traz diversas possibilidades pedagógicas e diferentes cenários de investigação.

Os Faróis Móveis estão sendo entregues aos CMEIs desde março, mês do aniversário de Curitiba. Eles foram concebidos como uma extensão do projeto Faróis do Saber e Inovação (oficinas maker com impressoras 3D) e permitem novas descobertas na educação infantil.

A versão móvel é um carrinho em forma de farol que pode circular pelas salas das unidades com impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado, entre outros itens.

“O Farol de Saber e Inovação Móvel traz possibilidades e luz para alguns fundamentos essenciais para a infância e o direito de nossas crianças, com o elo do uso da tecnologia, convidando a criação de contextos favoráveis para o fomento, sustento e impulso de divulgação de ideias”, comenta a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino, explica que os professores da rede municipal recebem formação específica sobre o novo equipamento e planejam as propostas considerando os diferentes espaços e a escuta das crianças. “As propostas surgem da própria curiosidade das crianças”, pontua Kelen.

Melhorias na infraestrutura

Além de receber o Farol Móvel, o CMEI Santa Quitéria, inaugurado em 1980, passou por melhorias. Foram feitos reparos na cobertura, nas calhas rufos e forro. O investimento foi de R$ 31 mil.

Presenças

Participaram da entrega do Farol o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Pessoal, Estela Endlich, a chefe do Núcleo de Educação do Portão, Denise Lipinski; a diretora da unidade Luciane Pedroso Mariano; e o administrador regional Gerson Gunha.

Autor: SME | Fonte: SME