Crianças de Santa Felicidade começam a receber Faróis Móveis

Publicado por:  Maria Duarte

Dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da regional Santa Felicidade receberam seus Faróis Móveis nesta quarta-feira (18/5). As unidades já começaram a trabalhar propostas pedagógicas com as crianças do pré.

No CMEI Lygia Carneiro, as pesquisas foram sobre os girassóis. E, no Giovanna Serenato Panichi, o tema escolhido foi o pinhão, que além de receitas gostosas inspirou até um jogo da velha.

“Eu desenho e se não gosto eu apago, daí faço de novo a flor”, explicou Lavínia Gabrielly Ribeiro, da turma de pré I do CMEI Lygia Carneiro, ao mexer no tablet.

A diretora Soraya do Rocio Gaspari, avalia que o equipamento traz novas possibilidades ao dia a dia. “É fantástico o que podemos fazer, muito interessante este trabalho coletivo”, comentou Soraya.

Esses são os primeiros faróis de Santa Felicidade. Ao todo, dez já foram entregues desde março e todos os 230 CMEIs vão receber o seu, ao longo dos próximos meses, à medida em que eles ficam prontos.

Os Faróis Móveis são decorrentes do projeto dos Faróis do Saber e Inovação, que são oficinas maker equipadas com impressoras 3D nas escolas da rede municipal. O objetivo é ampliar as possibilidades pedagógicas desse projeto para as crianças da educação infantil, do berçário, maternal e pré.

Para isso, um carrinho em forma de farol circula pelas salas dos CMEIs com impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado e livros.

A secretária Maria Sílvia Bacila (Educação) destacou que a própria curiosidade das crianças aponta os rumos das pesquisas. “As próprias crianças vão nos ensinar muito e fazer grandes descobertas. Os faróis trazem elementos que permitem explorar, descobrir e experimentar utilizando diversos materiais, ferramentas, instrumentos e múltiplas linguagens”, comentou.

Também participaram a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Pessoal, Estela Endlich; a administradora regional Simone Lima; a chefe do Núcleo da Educação, Teresinha da Silva Medeiros, equipes técnicas da Educação e a comunidade escolar dois CMEIs.

Autor: SME | Fonte: SME