Aprendizagem criativa: escolas de Curitiba mostram talentos no Oscar Criativo 2023

    Publicado por:  Maria Duarte

Professores da rede municipal de ensino foram as estrelas do Oscar Criativo 2023, promovido pela Secretaria Municipal da Educação para valorizar, destacar e homenagear práticas inspiradoras de aprendizagem criativa. O evento foi realizado na Universidade Livre do Professor, na CIC, quando foram anunciados os projetos mais votados em cada uma das oito categorias.

“Desde 2017, quando entregamos o primeiro Farol do Saber e Inovação, este tipo de desafio começou a fazer parte do dia a dia dos estudantes, que mostram toda sua criatividade e capacidade de resolver problemas, seja dentro dos faróis ou nas escolas”, comentou a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O Oscar contou com a cobertura dos jornalistas mirins e o CMEI Vila Verde foi homenageado por ser o mais engajado nas atividades. Os escolhidos foram selecionados por votação popular, com ampla participação da comunidade, foram mais de 150 mil votos ao todo.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional (DDP), Estela Endlich, esclareceu que a celebração anual é dedicada à promoção da criatividade e da inovação. “Homenageamos projetos e iniciativas de destaque que foram desenvolvidos por professores e equipes diretivas ao longo do ano. Este momento especial também proporciona o compartilhamento de práticas e experiências enriquecedoras”, disse Estela.

O “Oscar Criativo” contemplou oito categorias: Além dos muros, Sustentabilidade, Práticas criativas com a Robótica, Uso de tecnologias na unidade, Transformação dos espaços, Jornalistas Mirins, Práticas inclusivas e Direito de Todos, além da categoria surpresa Engajamento Profissional, dedicada à unidade que mobilizou um maior número de profissionais e conquistou a maior participação entre as oito categorias.

Famílias mão na massa

A gerente de Inovação Pedagógica Silmara Campese Cezário, destacou também as ações do Famílias Mãos na Massa. Praticada de forma consistente na rede municipal de ensino, com as oficinas maker dos Faróis do Saber e Inovação e ações nas salas de aula, a aprendizagem criativa em Curitiba ultrapassou os muros da escola e envolve também as famílias dos estudantes com essa iniciativa, uma proposta pedagógica que organiza encontros virtuais e híbridos promovendo a interação entre crianças, estudantes e suas famílias. As transmissões são pelo YouTube da Secretaria Municipal da Educação.

“Para chegarmos neste momento do Oscar tivemos muitas atividades, e não podemos deixar de fora as Famílias Mãos na Massa”, lembrou Silmara.

Este ano, as ações foram realizadas nos meses de abril, maio, junho, setembro e novembro. A agenda com as famílias será retomada no ano que vem, em datas a serem divulgadas pela SME.

GANHADORES DO OSCAR 2023 - UNIDADES E PROFISSIONAIS:

Uso de tecnologias na unidade   EMEE Helena Wladimirna Antipoff - NRE BQ Prof.ª Ana Carolina Reis de Liz

Além dos muros       CMEI Fúlvia Rosemberg - NRE BQ        Prof.ª Nency Christiane Santos Estabelake Bittencourt Jimenez

Prof.ª Vanessa Gisele de Aragão

Sustentabilidade     EM CEI David Carneiro - NRE BQ          Prof.ª Priscila Pereira das Neves

Práticas inclusivas  CMEI Vila Verde II - NRE CIC      Prof.ª Andrielle de Andrade

Direito de todos        EM Albert Schweitzer - NRE CIC Prof.ª Jaqueline Maria de Oliveira, Prof.ª Sirlei Setlik

Prof.ª Luciane Cardoso da Silva

Transformação do espaço EM Paranavaí- NRE BQ    Prof.ª Sheila Karine de Paula Trae

Jornalistas mirins    EM Margarida Orso Dallagassa - NRE TQ        Prof.º Claudemir do Amaral

Práticas criativas com a robótica EM Prof.ª Miracy Rodrigues de Araújo - NRE BN        Prof.ª Jeniffer Cristina Alves Sampaio

 

Autor: SME | Fonte: SME