Ampliação do CAIC Bairro Novo permite abertura de mais seis turmas de pré-escola

Publicado por:  Maria Duarte

Os 1,2 mil estudantes da Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Sobrinho, no Sítio Cercado, receberam nesta quinta-feira (18/5) as obras de ampliação e a revitalização da unidade. A entrega, feita pelo prefeito Rafael Greca, compõe a agenda de comemorações dos 330 anos de Curitiba.

O investimento total no CAIC foi de R$ 370,3 mil. Um antigo prédio sem uso ao lado da escola foi reformado para abrigar as crianças da Educação Infantil, o que permitiu a abertura de mais seis turmas, além das duas já existentes, totalizando 130 meninos e meninas atendidos.

O aproveitamento do espaço, que era um antigo Liceu do Ofício, foi uma solicitação da comunidade.

“Aqui vocês vão aprender a ler, escrever e contar, crescendo em beleza e sabedoria”, disse o prefeito.

Além do novo anexo, a escola – inaugurada em 1994 - recebeu revitalização completa de cinco salas de aula, dos corredores, troca de janelas e portas, pintura de paredes e teto, instalação de piso vinílico, substituição de tomadas, instalação de luminárias, construção de dois banheiros e de copa, implementação de nova rede hidrossanitária, aplicação de revestimento cerâmico em pisos e paredes, pintura da fachada e construção de parquinho.

Lorena Silvério, do pré, comemorou o espaço novo. “Aqui eu quero aprender educação física”, contou a menina.

A entrega das obras contou com uma apresentação do coral de 180 crianças que cantou a música A Última Oração, da Banda Mais Bonita da Cidade e composição de Leo Fressato.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que a ampliação do espaço para atender as crianças do pré integra a estratégia de abertura de novas vagas na rede municipal de ensino. “Desde o início da gestão, aumentamos de 45 mil para 55 mil o número de crianças atendidas na Educação Infantil”, lembrou.

Para a diretora do CAIC Bairro Novo, Elaine Aparecida Adam, o dia foi especial. “Este novo espaço foi pensado para as crianças, nossa razão de ser”, comentou.

Presenças

Participaram o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o secretário do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim, a promotora de Justiça Tarcila Santos Teixeira; e os vereadores Mauro Bobato, Bruno Pessuti, Beto Moraes, Pastor Marciano Alves e Osias Moraes.

Da Educação compareceram o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora de Educação Infantil, Kelen Collarino; a diretora do Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize; o coordenador de Obras, Guilherme Furiatti Dantas; a chefe do Núcleo Regional da Educação, Rita Zem; o vice-diretor do CAIC, Edilson José Lourenço Machado.

Autor: SME | Fonte: SME