Veredas Formativas On-line - Arte, Cultura e Literatura

Veredas Formativas On-line:  Arte, Cultura e Literatura, tem como intuito fomentar a formação cultural e difundir os trabalhos de artistas, especialmente os locais.

Com uma programação que busca desenvolver a crítica reflexiva, os participantes poderão fruir de: performances nas diversas linguagens artísticas; visitação virtual a mostras e exposições, acervos de casas, institutos de cultura e museus; filmes e animações; espetáculos de dança, de teatro, de música; conferências, seminários, discussões, lives e aulas demonstrativas de técnicas que envolvem o fazer artístico-cultural. Tais ações foram criadas e disponibilizadas pela FCC Digital (Casa Hoffmann, Conservatório de MPB, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Gibiteca e Programa Curitiba Lê).

 

Para realizar sua formação você deve assistir aos vídeos abaixo e, ao final, avaliar a Ação.

As ações disponibilizadas, por nossos parceiros, estarão habilitadas de 22/06/2020 à 31/07/2020. Durante esse período você poderá realizar sua formação em qualquer momento do dia, ou da noite. 

 

 

 

AÇÃO CULTURAL ON-LINE 01

Aula de Dança com Airton Rodrigues - Casa Hoffmann

PARCEIRO: Fundação Cultural de Curitiba - Casa Hoffmann       

SINOPSE: Este curso aborda a composição coreográfica Caixa de Espelho com Airton Rodrigues por meio de 5 videoaulas. Caixa de espelho é uma sequência de movimentos elaborados a partir de reflexões sobre a terapia de espelhos, criada pelo indiano Vilayanur Ramachandran para tratar pacientes com a síndrome do membro fantasma. A Composição Coreográfica foi produzida para ser executada em casa e recombina ideias de representações sensoriais e motoras de comportamentos temporariamente pausados pelo isolamento social. Simples, rápida e com plasticidade meticulosa, é repassada aos alunos em trechos curtos e com recortes detalhados dos movimentos. Airton é coreógrafo, bailarino e ensaiador, atuou em companhias importantes de dança. Uniu sua trajetória na dança com o teatro, através do estudo dos processos criativos de Pina Bausch. Além disso, o artista é estudante de fotografia e propositor, colaborador e preparador de elenco, em diversas produções cênicas na cidade de Curitiba.

ACESSE AOS LINKS, PARA INICIAR A FRUIÇÃO:

Vídeo 01

Vídeo 02

Vídeo 03

Vídeo 04        

Vídeo 05

Vídeo 06

PARA GARANTIR SUA CERTIFICAÇÃO, ACESSE AO LINK DA AVALIAÇÃO.          

* Para efeitos de certificação, essa ação receberá o título “Veredas Formativas On-Line: Dança: Aula on-line com Airton Rodrigues - Casa Hoffmann”.

 

 

AÇÃO CULTURAL ON-LINE 02

Introdução ao estudo do Pandeiro no Choro. Aula para iniciantes

PARCEIRO: Fundação Cultural de Curitiba – Conservatório de Música Popular Brasileira (CMPB)

SINOPSE: Neste curso você assistirá diversas conversas explicativas referentes à temáticas da Música Popular Brasileira, que são conduzidas por professores do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Rodrigo Marques apresentará aspectos diversos referentes à MPB em quatro vídeos: “História da MPB – O que é e porque estudar?; A Formação do Choro: uma breve introdução; João Gilberto e o início da Bossa Nova e Tropicália: um caldeirão de sons, cores e poesia revolucionando a cação brasileira”. Vina Lacerda trará explicações técnicas sobre “Introdução ao estudo do Pandeiro no Choro”. Marina Camargo, Marcelo Pereira, contrabaixistas, apresentam a vídeo aula “Como tocar a levada do Baião”. A professora Clarissa Bruns apresenta a vídeo aula “Mini roteiro de exercícios vocais”. A Banda Lyra apresenta “Odeon”, música composta em 1910, considerada um tango brasileiro e uma das primordiais criações de Ernesto Nazareth. Aulas para iniciantes.

ACESSE AOS LINKS, PARA INICIAR A FRUIÇÃO:

1ª Parte: "História da MPB – O que é e porque estudar?" 

2ª Parte: “A Formação do Choro: uma breve introdução"                                          

3ª Parte: “João Gilberto e o início da bossa nova"  

4ª Parte: "Tropicália: um caldeirão de sons, cores e poesia revolucionando a canção brasileira"       

5ª Parte: “Introdução ao estudo do Pandeiro no Choro”                      

6ª Parte: "Como tocar a levada do baião"                 

7ª Parte: “Mini roteiro de exercícios vocais”     

8ª Parte: A Banda Lyra apresenta "Odeon"                         

PARA GARANTIR SUA CERTIFICAÇÃO, ACESSE AO LINK DA AVALIAÇÃO.          

* Para efeitos de certificação, essa ação receberá o título “Veredas Formativas On-Line: Música Popular Brasileira – do Choro ao Baião - Fundação Cultural de Curitiba - Conservatório de Música Popular Brasileira (CMPB)”.

 

 

AÇÃO CULTURAL ON-LINE 03

Música: Camerata Antiqua de Curitiba apresenta Beethoven

PARCEIRO: Fundação Cultural de Curitiba - Camerata Antiqua de Curitiba

SINOPSE: O concerto está dividido em três partes sendo a primeira com as crianças do MusicaR: Melodia da Sonata nº 8 Op.13 Patética para piano Das Auge der Geliebten, Adagio Cantabile, Baião de 4 toques, sobre um tema da 5ª Sinfonia de Beethoven e Balaio de Domínio Público, com a regência de Cristiane Alexandre e Gabriel Machado, a Abertura Festiva de Clovis Pereira, regida por Jean Molinari, em comemoração aos 50 Anos do Movimento Armorial no Brasil e a composição de Ludwig van Beethoven, o 1º movimento da Sinfonia nº 5, Op. 67, com regência de Israel Torrez. Segunda parte: “Navarra Op. 33” - Concerto para dois violinos e orquestra do violinista espanhol Pablo de Sarasate, com os violinistas Priscila Rato e Carmelo de los Santos e regência de Filipe Gadioli. Terceira parte: último movimento da Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven com a regência do maestro Abel Rocha e a preparação do coro com a maestrina Mara Campos.

ACESSE AOS LINKS, PARA INICIAR A FRUIÇÃO:

1ª Parte: Melodia da Sonata nº 8 Op.13

2ª Parte: “Navarra Op. 33”

3ª Parte: Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven  

PARA GARANTIR SUA CERTIFICAÇÃO, ACESSE AO LINK DA AVALIAÇÃO.          

* Para efeitos de certificação, essa ação receberá o título “Veredas Formativas On-Line: Concerto de Encerramento da 37ª Oficina de Música de Curitiba - Fundação Cultural de Curitiba - Camerata Antiqua de Curitiba”.

 

 

AÇÃO CULTURAL ON-LINE 04

Música: Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta "Fantasia Brilhante de Carmen"

PARCEIRO: Fundação Cultural de Curitiba - Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba

SINOPSE: Este curso está dividido em quatro trechos de concertos da Orquestra de Câmara de Curitiba: 1º - Fantasia Brilhante: “Carmen, Op. 3, nº 3” de Jenö Hubay; 2º -  Fantasia Brilhante: “Serenata para cordas em Mi menor, Op. 20”, de Edward Elgar ambas com Direção Musical e Violino Solo de Priscila Rato;  3º - Transfigurações Vienenses: com a regência de Márcio Steuernagel e solo de piano de Fabio Martino, executando o Concerto para piano nº 14 em Mi bemol Maior de Wolfgang Amadeus Mozart e 4º - “Gustav Mahler: Adagietto from Symphony Nº 5”, com regência de Márcio Steuernagel.

ACESSE AOS LINKS, PARA INICIAR A FRUIÇÃO:

1ª Parte: Fantasia Brilhante: “Carmen, Op. 3, nº 3”

2ª Parte: Fantasia Brilhante: “Serenata para cordas em Mi menor, Op. 20”       

3ª Parte: Transfigurações Vienenses      

4ª Parte: “Gustav Mahler: Adagietto from Symphony Nº 5”

PARA GARANTIR SUA CERTIFICAÇÃO, ACESSE AO LINK DA AVALIAÇÃO.           

* Para efeitos de certificação, essa ação receberá o título “Veredas Formativas On-Line: Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta: Fantasia Brilhante, Transfigurações Vienenses e Gustav Mahler - FCC - Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba”.

 

 

AÇÃO CULTURAL ON-LINE 05

Ilustração Digital - Software Aberto Krita

PARCEIRO: Fundação Cultural de Curitiba – GIBITECA

SINOPSE: O professor Marcelo Marques Lopes atua na Gibiteca trabalhando a ilustração em ambiente digital, através do software aberto Krita. No vídeo, o professor orienta como fazer um desenho no computador usando as principais ferramentas do software gráfico livre. Essa é uma excelente oportunidade de conhecer sobre a ilustração digital e aprender com esse grande quadrinista.

ACESSE AOS LINKS, PARA INICIAR A FRUIÇÃO:

1ª Parte: Ilustração digital: Software Aberto Krita    

2ª Parte: Ilustração digital: Software Aberto Krita

PARA GARANTIR SUA CERTIFICAÇÃO, ACESSE AO LINK DA AVALIAÇÃO.          

* Para efeitos de certificação, essa ação receberá o título “Veredas formativas On-Line: Ilustração digital - Software Aberto Krita com Marcelo Marques Lopes da Fundação Cultural de Curitiba – GIBITECA”.

 

 

AÇÃO CULTURAL ON-LINE 06

Literatura: A esperteza do Quati/O Sol e a Lua

PARCEIRO: Fundação Cultural de Curitiba - Projeto Curitiba Lê

SINOPSE: Neste curso você terá contato  com o Programa Curitiba Lê, que foi criado em 2010 pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Esse programa  é composto por um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos. Visando ampliar o repertório cultural e literário dos profissionais, este projeto reúne alguns vídeos desses mediadores que compõem o Curitiba Lê, para oferecer uma pausa reflexiva acerca de diferentes textos e escritores importantes para a literatura.

ACESSE AOS LINKS, PARA INICIAR A FRUIÇÃO:

1ª Parte: O Homem do Ouro (Julie Dorrico)                  

2ª Parte: A Esperteza do Quati (história tradicional brasileira)     

3ª Parte: O Sol e a Lua (narrativa infantil)

4ª Parte: A Cartomante (Lima Barreto)

5ª Parte: Trato dos Silêncios (Luci Collin)             

6ª Parte: A Carteira (Machado de Assis)   

7ª Parte: Maquinomem (Helena Kolody)           

8ª Parte: A Menina Avoada (Manoel de Barros)

PARA GARANTIR SUA CERTIFICAÇÃO, ACESSE AO LINK DA AVALIAÇÃO.          

* Para efeitos de certificação, essa ação receberá o título “Veredas Formativas On-Line:  Mediação Literária com o Projeto Curitiba Lê - Fundação Cultural de Curitiba - Projeto Curitiba Lê”.

 

Na sequência, teremos mais novidades. Participe e divulgue para seus colegas!

Se você ainda não se inscreveu, acesse o APRENDERE, pois ainda temos vagas!