TRÍPTICO - A música do Conjunto Renascentista de Curitiba e do Studium Musicae

O CD Renascentista foi uma das principais referências em música antiga no Brasil, nos anos 80. Os músicos do Renascentista viviam em 1982 uma imersão total na música antiga, uma época de descobertas e desafios pessoais. O conjunto Renascentista existiu de 1981 a julho de 1983.

O CD As Cruzadas é o símbolo do esforço de dar sentido a u trabalho inédito, que se revela uma compreensão do grupo em recriar uma cultura secular e o nosso tempo. O CD As Cruzadas foi o primeiro integralmente dedicado à música medieval lançado por um grupo brasileiro. O CD trás parte do concerto A Sátira e o Amor na Idade Média. De 1984. Neste programa são apresentadas somente músicas dos séculos XII e XIII.

Holland Tour – Studium Musicae, então com 5 instrumentista. Após um hiato de pouco mais de três anos, retorna como um quarteto. Em 1990, volta a ser um quinteto. O grupo se desfaz em 1994. Com o fim do grupo, seus integrantes continuaram trabalhando com música. É neste “Tríptico” que “Holland Tour” aparece finalmente remasterizado. O CD simboliza o melhor momento do grupo na sua última formação. Por ironia, ao mesmo tempo, o “canto do cisne”.

Faixas que compõem os CDs

 

 

Contemplados(as):

Celia Regina Marques - CMEI Bairro Alto Tarumã - BV

Heloiza Gnatkowski Lanhoso – E.M. Nova Esperança - NREPR

Lucimara Aparecida Muratori - CMEI Érico Veríssimo - NREBQ

Luis Fernando Bramante Ferraz – E.M. Francisco Hubert - NREBQ

Maria Lucia dos Santos Munaretto - CMEI São José Operário - NREBQ

Sabine Illenseer – DEI/Delta