Tinta no Berçário

      Em certa ocasião em que a tinta foi disponibilizada para a exploração das crianças, as professoras perceberam que as crianças não queriam deixar a mesa de atividades e saíam contrariadas  quando conduzidas para uma outra proposta da rotina. Observando este interesse espontânea das crianças na exploração destes materiais, novos momentos de exploração com tinta começaram a ser proporcionados às crianças com outros materiais.

 

          Em cada abordagem, a curiosidade com o material e as possibilidades de ação destes com a tinta fica evidente, como no momento em que a Maria Alice percebeu que o rolinho rola ao tocado ou quando o Thomas descobriu que com um único movimento o rolo ia longe pela folha. Nestes instantes, as descobertas realizadas sobre os materiais e suas textu ras vão aos poucos concretizando-se em novos conhecimentos, vividos e compartilhados pela observação de como cada um se descobre perante o grupo e os materiais. Para tanto, o tempo destas propostas também passou a ser ampliado de maneira a respeitar as investigações das crianças.

 

           Além disso, novas propostas já estão sendo organizadas como: pinturas com gelatina, bolinhas de algodão, pintura com garrafa, com bexiga, com lego, com bucha vegetal, tinta dentro de plástico lacrado e "mesa mágica".

Veja alguns registros destes momentos...

00185732.jpg
1
1/8