Semana Paulo Freire

                                

 

 

O processo de revisão dos Projetos Político Pedagógicos (PPPs), assume uma característica inédita, na qual a SME promove um movimento articulado, no qual juntos, Departamentos, Coordenadorias, Núcleos Regionais e unidades educativas refletem sobre finalidades e intencionalidades educativas da Rede Municipal de Educação de Curitiba. Quando pensado e escrito de forma coletiva, cada sujeito que compõe essa Rede complexa, assume um compromisso coletivamente firmado, tendo em vista a oferta de educação de qualidade.

A elaboração, revisão, acompanhamento e avaliação contínua desse documento prevê a participação coletiva de professores, pedagogos, gestores, famílias, comunidade e das crianças com respeito ao seu modo de ser e estar no mundo e a identidade de cada local onde está inserida a instituição educativa. 

Após a realização de lives, palestras e momentos formativos que desencadearam a reflexão sobre a temática, a Semana Paulo Freire, vem demarcar o convite para pensar a reestruturação dos PPPs enquanto espaço democrático e dialógico. 

Para contribuir com os estudos e reflexões, o Departamento de Educação Infantil disponibiliza para as unidades educacionais os seguintes materiais:

1 - Vídeo com a consigna da Educação Infantil.

2 - Arquivo com o texto “As Cartas”, disponível na abertura do livro “A Casa e o Mundo lá fora: cartas de Paulo Freire para Nathercinha.” De autoria de Nathercia Lacerda, ilustrado por Bruna Assis Brasil, editora Zit.

3 - Arquivo com o texto  “Primeira Carta”, do livro “A Casa e o Mundo lá fora : cartas de Paulo Freire para Nathercinha.” 

4 - Arquivo com o artigo “Cartas de Paulo Freire a uma Criança e os Princípios de uma Pedagogia da Infância”, de Adelson Ferreira da Silva e Elenice de Brito Teixeira Silva, publicado na Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 40, Nº 76, maio/ago 2018.

 

 

 

“A Casa e o Mundo lá fora: cartas de Paulo Freire para Nathercinha.”

 

A Primeira Carta - A Casa e o Mundo lá fora

 

Texto: Cartas de Paulo Freire a uma Criança e os Princípios de uma Pedagogia da Infância