Robótica Educacional

 

A Robótica Educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos autômatos, possibilitando que robôs sejam capazes de executar tarefas e solucionar problemas propostos.

Atua de forma lúdica, colaborativa e divertida, desenvolvendo competências socioemocionais como: cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação.  De maneira multidisciplinar, destaca-se o uso da lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias. A Robótica Educacional, também, favorece a aprendizagem de conceitos das demais áreas do conhecimento, como as Linguagens e as Ciências Humanas.

 

 

  • Organização do Projeto Robótica Educacional

Robótica Educacional é um projeto ofertado pela Gerência de Inovação Pedagógica do Departamento de Desenvolvimento Profissional da SME, subsidiando as escolas com materiais pedagógicos e técnicos, bolsas remuneradas aos profissionais que desenvolvem as atividades do projeto em contraturno escolar, além da formação docente, curso, assessoramentos técnicos e pedagógicos, estudos e participações em eventos.

No ano de 2019, com a aquisição, distribuição e formação dos profissionais para o trabalho com o Kit LudoBot em sala de aula, a Robótica Educacional ampliou sua atuação escolar efetivando o seu potencial transformador na relação de ensino e de aprendizagem.

                                                                                                                  

CONTATO:

Telefones: (41) 3350-3098

E-mail: robotica@curitiba.pr.gov.br

tecnologias@educacao.curitiba.pr.gov.br

 

 RESPONSÁVEIS PELO PROJETO

Ana Dariley Peters Sabatke

Andressa Cyrne da Rocha

Julia Padeski Rodoniski

Mayara Viniani Obadowski Ledur Ribeiro