Regulamento 2019

 

INFORMAÇÕES GERAIS
 

A 8.ª Gincana Virtual tem por objetivo estimular os estudantes e professores do 1º ao 9º ano, do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, a utilizarem recursos tecnológicos digitais para o desenvolvimento do tema proposto.

Para tanto, serão propostas no ambiente da Gincana Virtual https://educacao.curitiba.pr.gov.br/unidade/gincana-virtual/18402 atividades sobre o tema “Conexão Digit@l - Educando nossos curitibinh@s para uma vida saudável”, que devem ser cumpridas utilizando recursos tecnológicos em cada desafio.

A 8.ª Gincana Virtual acontecerá no período de junho a outubro de 2019 e tem fins educacionais sem visar qualquer outra finalidade.

 

PARTICIPANTES

Estudantes do 1.º ao 9.º ano das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, acompanhados por um ou dois professores responsáveis da unidade escolar.

 

DAS INSCRIÇÕES

1. Podem participar da 8.ª Gincana Virtual equipes compostas por uma turma e um ou dois professores; do 1º ao 9º ano, da RME de Curitiba. Será aceita uma inscrição por escola.

1.1 Os professores serão os responsáveis pelas equipes e deverão atuar em pelo menos um período com a turma, além de ter disponibilidade para participar de assessoramentos, caso seja necessário, para a realização das atividades da Gincana Virtual.

2. A inscrição da turma deverá ser realizada no período de 14 a 31 de maio de 2019, por meio de preenchimento do formulário, contido no banner disponibilizado no Portal Cidade do Conhecimento.

3. No ato da inscrição, devem constar obrigatoriamente os seguintes dados:

3.1 Nome da equipe, que é de livre escolha dos participantes.

3.2 Nome da escola, preenchido de forma correta e completa.

3.3 Núcleo Regional da Educação.

3.4 Nome completo e telefone dos professores-responsáveis pela equipe.

3.5 E-mail dos professores-responsáveis junto ao Portal Administrativo do Município (PAM), por onde será feita a comunicação com os profissionais responsáveis pela equipe.

3.5.1 Os professores que não possuírem e-mail ativo junto ao PAM devem providenciar seu cadastro, ou, se for o caso, a recuperação de seu login e senha para poderem efetuar a inscrição na 8.ª Gincana Virtual, por meio do e-mail gtisme@edu.curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone 3350-3042.

4. Participarão da 8ª Gincana Virtual as 40 primeiras equipes inscritas por meio do formulário descrito nos itens 2 e 3, dentro do prazo determinado, conforme a quantidade de vagas disponibilizadas para cada Núcleo Regional da Educação (NRE).

 

QUANTIDADE DE VAGAS POR NRE:
 

MZ

BQ

CJ

BV

SF

PR

PN

BN

CIC

TQ

2

4

4

6

4

3

3

4

7

3

 
4.1 No caso de haver mais do que 40 escolas inscritas, prevalecerão as 40 primeiras inscrições e, se algum núcleo não preencher as vagas ofertadas, estas serão destinadas às escolas que ficarem em lista de espera, obedecendo a ordem de inscrição.

4.2 Só será possível inscrever uma turma por escola. Havendo duas ou mais inscrições da mesma escola, prevalecerá a primeira inscrição registrada no sistema.

5. O(s) professor(es) deverá(ao) ser responsável(is) por apenas uma equipe durante toda a 8.ª Gincana Virtual, mesmo que trabalhe em duas escolas diferentes.

6. Todos os estudantes participantes devem ter o documento que permite o uso da imagem assinado pelos responsáveis, com a data de 2019.

6.1 Na edição deste ano, não é necessário enviar os nomes dos estudantes que integrarão a turma. Todos os estudantes que participarem, deverão ter autorização de divulgação e uso de imagem, assinada por seu responsável legal, ficando este documento de posse da unidade escolar. O(a) diretor(a) deverá assinar o termo, que confirma que todos os estudantes apresentaram a autorização quanto ao uso da imagem (clique aqui para baixar o modelo). Este documento deverá ser encaminhado no ato da inscrição, para o e-mail gincanavirtual@edu.curitiba.pr.gov.br. A inscrição da equipe só será validada após o envio do termo assinado.

 

OS DESAFIOS

7. Os desafios da 8.ª Gincana Virtual serão publicadas no período de 06 de junho a 18 de outubro de 2019, exclusivamente na página oficial - https://educacao.curitiba.pr.gov.br/unidade/gincana-virtual/18402.

8. Os desafios devem ser realizados por toda a equipe, orientadas pelos professor(es) responsável(is) e publicados exclusivamente dentro do item “Gincana Virtual”, situado na Página da sua Unidade Escolar, em “Projetos e Programas”.

8.1 Cada desafio deve ser cumprido até o prazo máximo estabelecido no ato da publicação da atividade, dentro da página da Gincana Virtual.

8.2 Será considerada como entregue no prazo a atividade que for realizada conforme descrita, até às 17h30 do último dia para entrega.

8.3 É de exclusiva responsabilidade da equipe participante verificar as regras de cada atividade solicitada ao longo da 8.ª Gincana Virtual.

8.4 Para publicar os desafios da equipe na página da sua unidade escolar, poderá escolher dentre as seguintes opções:

• Pedir auxílio ao responsável da sua unidade que administra a página;

• Acessar o passo a passo do manual, clicando no link abaixo:

http://multimidia.cidadedoconhecimento.org.br/CidadeDoConhecimento/lateral_esquerda/menu/downloads/arquivos/8183
/download8183.pdf

• Acessar o "Tutorial em Vídeo" no banner da página das Unidades Educacionais no Portal Cidade do Conhecimento, clicando no link abaixo:

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2017/3/pdf/00127719.pdf

 

9. As datas de início da realização da atividade e o prazo de entrega dos desafios constam no quadro abaixo:
 

 

Início da realização da atividade

Prazo para entrega da atividade

1º. DESAFIO

06 de junho

28 de junho

2º. DESAFIO

29 de julho

23 de agosto

3º. DESAFIO

26 de agosto

20 de setembro

4º DESAFIO

23 de setembro

18 de outubro

 

10. Fatores externos, como falhas técnicas e humanas, não implicarão em aumento do prazo de entrega para nenhuma atividade.

11. A equipe da Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação, quando for o caso, prestará assessoramentos pontuais aos docentes que necessitarem de apoio adicional para o uso das tecnologias solicitadas ao longo da 8.ª Gincana Virtual.

11.1 As datas e horários para assessoramentos serão definidos no decorrer da 8.ª Gincana Virtual, conforme demanda, via agendamento prévio pelos canais de comunicação que seguem ao final deste regulamento.

 

DA VALIDAÇÃO

12. Todas as equipes que postarem as atividades, de acordo com o enunciado de cada desafio e dentro do prazo estipulado, terão as suas atividades validadas pela equipe organizadora da Gincana Virtual. Portanto, haverá uma competição colaborativa entre as escolas e não classificatória.

 

DA CERTIFICAÇÃO

13. As equipes que concluírem todas as atividades propostas, de acordo com o que foi solicitado em cada desafio e dentro do prazo estipulado, receberão um certificado de participação na 8.ª Gincana Virtual, por unidade escolar.

 

DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

14. A decisão de casos omissos neste regulamento são de inteira responsabilidade da equipe organizadora da 8.ª Gincana Virtual, de forma soberana e irrecorrível.

15. A participação na 8.ª Gincana Virtual implica na aceitação irrestrita deste regulamento.

16. A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba se reserva o direito de publicação e divulgação da imagem e voz dos participantes, sem qualquer tipo de ônus e sem a necessidade de notificação aos mesmos.

17. As dúvidas poderão ser encaminhadas ao e-mail: gincanavirtual@edu.curitiba.pr.gov.br

Telefones para contato: 3350-3018