Proposta 6 do 4° desafio da Gincana Virtual

Percebemos que nossas crianças em suas vivencias diárias tem a oportunidade de brincar, interagir e explorar os espaços pertencentes a comunidade.
    Em seu entorno, elas têm a oportunidade de conviver e observar ritmos e sons do trem que passa no meio da vila onde residem, nos parques brincam e interagem com seus amigos e familiares, nas idas e vindas destes parques apreciam os cavalos, aves, animais domésticos, espaços com horta comunitária e familiar e barracões de reciclagem.
   Partindo destas vivencias , elaboramos  a confecção de um jogo de percurso gigante com as crianças do maternal II na faixa etária de 3 anos, usamos tecido como base, as crianças coloriram com tinta guache e com o auxílio das professoras traçaram o percurso contendo neste imagens e vídeos do bairro por meio de QR CODE. Para brincar neste percurso as crianças  lançaram o dado, conforme o número que caia no dado, a criança andava as casas ou recuava conforme a tarefa que estáva descrita,(ex.: se o dado cair o número 2 a criança caminha duas casas, e realiza o comando daquela casa e assim por diante). 

    Para a leitura do QR CODE as crianças  usaram as ferramentas tecnológicas do farol móvel, como o tablets ,celulares e o multimídia.

Compartilhamos este jogo com a turma do Pré I do CMEI VILA LORENA. Levamos o jogo até lá e em  um momento de conversa com as crianças e professoras da turma apresentamos o jogo e explicamos as regras do mesmo.O jogo permaneceu no CMEI VILA LORENA em um periodo de 15 dias, as crianças puderam vivenciar, explorar,interagir e brincar com o mesmo.