Projetos e Programas - Xapinhal II, Centro Municipal de Educação Infantil

 

PROGRAMA MAMA NENÊ

O Programa Mama Nenê é um programa de incentivo ao aleitamento materno para os CMEIs e CEIs Conveniados, com a Prefeitura Municipal de Curitiba e surgiu em 2007, a partir da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde.
A amamentação exclusiva, até os seis meses de idade e complementada até os dois anos de idade ou mais, possibilita inúmeras vantagens para a criança, mãe, família, sociedade e estado. Favorece a construção e fortalecimento do vínculo mãe-filho, desenvolvimento neuromotor infantil, melhoria no desempenho escolar, redução da mortalidade infantil e melhoria na qualidade de vida.
Assim, mamães que tem flexibilidade de horários, podem amamentar seus bebês nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) ou podem retirar o leite materno que é armazenado, aquecido em banho- maria e ministrado ao bebê em copinhos descartáveis pelos profissionais.
Para a compreensão dos benefícios da amamentação, acolhimento da mãe lactente e a adequada manipulação do leite materno as lactaristas, educadoras, pedagogas e diretoras passam por formação continuada.
Foram elaborados cartazes, folderes e material educativo para as unidades e aquelas que se destacam na efetivação do Programa recebem o selo de “Instituição que Incentiva o Aleitamento Materno”.
Maiores informações poderão ser obtidas no CMEI, Departamento de Educação Infantil e PROAMA.

(Texto elaborado por Danielle Bonamin Flores)
Retirado do site: Cidade do Conhecimento

PROJETO SINAIS DE ALERTA

Com o intuito de prevenir precocemente possíveis deficiências e problemas de saúde na primeira infância e considerando os dados acima, a Secretaria Municipal da Educação lançou em 2005 o programa “Sinais de Alerta: o olhar da prevenção na Educação Infantil de Curitiba”.

Com a finalidade de desenvolver nos educadores, professores e familiares a consciência quanto à importância da intervenção precoce, este programa visa desenvolver a percepção na identificação dos fatores de risco, o acompanhamento e o encaminhamento mais adequado.

A fim de alcançarmos o objetivo do programa e considerando os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que cerca de 70% das deficiências podem ser evitadas se atendidas precocemente, é fundamental o envolvimento efetivo da área de saúde. Vê-se então, a necessidade de estabelecer parcerias com instituições de saúde para viabilizarmos o mais breve possível, o atendimento médico.

Para que haja o envolvimento de todos os profissionais e familiares inseridos na Educação Infantil de Curitiba, o programa prevê as seguintes ações:

Curso de formação continuada para os profissionais da Educação Infantil, entre eles educadores, professores, diretores e pedagogas de todos os CMEIs, CEIs e escolas.

APOSTILA contendo os principais itens a serem observados nas diversas áreas do desenvolvimento. Esta está disponível em todas as unidades de educação infantil.

Vídeo contendo a fundamentação teórica dos sinais de alerta, imagens e depoimentos de educadores(as) e crianças envolvidas no programa. Está disponível nos Núcleos Regionais de Educação e nas bibliotecas da Secretaria Municipal da Educação.

CARTAZES uma referência para o preenchimento do diário de registro, disponível para cada sala (berçário, maternal e pré), contém informações específicas dos sinais por faixa etária.

DIÁRIO DE REGISTRO : ficha a ser preenchida pelos educadores(as) e/ou professores(as) responsáveis pela criança que apresenta algum sinal de alerta.

FOLDER destinado às famílias ligadas à educação infantil, contém informações sobre a importância da observação atenta do desenvolvimento da criança, os principais sinais de alerta e o encaminhamento adequado.

A prioridade no atendimento e no acompanhamento médico e/ou terapêutico das crianças que apresentam algum sinal de atraso no desenvolvimento infantil, auxiliam na intervenção e prevenção de futuras deficiências ou problemas crônicos de saúde para tanto, sente-se a necessidade de estabelecer parcerias com instituições de saúde para a efetivação da proposta do programa.

Texto retirado do portal Cidade do Conhecimento.