Projetos e Programas - Ubatuba/Tambaú, Centro Municipal de Educação Infantil

 

Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

  • Projeto institucional: BRINCAR E COMPARTILHAR

A brincadeira é para a criança um dos principais meios de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre pessoas e o mundo. Valorizar o brincar significa oferecer espaços e brinquedos que favoreçam a brincadeira como atividade que ocupa o maior espaço de tempo na infância.

Nosso projeto tem como objetivo o de oportunizar para as crianças de diferentes faixas etárias as possibilidades de aprendizagem por meio dos Cantos de atividades diversificadas.

Nas terças-feiras a tarde e nas sextas-feiras pela manhã acontece à integração entre todas as turmas, todas as crianças brincam juntas no espaço externo. Se o tempo estiver frio ou chuvoso as brincadeiras acontecem no pátio interno e salas de atividades.

Os Profesores de educação infantil planejam antecipadamente de acordo com os interesses das crianças os cantos que serão ofertados: Hospital, Pet Shop, Salão de beleza, Maternagem, Casinha, Pizzaria, Mercado, Movimento, Faça você mesmo, Serralheria.

  • Projeto institucional: DO MEU NARIZ CUIDO EU

É primordial que seja trabalhado questões de cuidados com sua auto-imagem, visando o desenvolvimento da autonomia nos cuidados da aparência de modo geral, é essencial que cada criança sinta a necessidade, o gosto e o prazer de estar asseada (limpa).

Nosso projeto tem como objetivo o de proporcionar as crianças condições para a construção de hábitos e a aprendizagem de procedimentos de higiene a cuidado pessoal, destacando os cuidados com a limpeza do nariz.

Todas as salas possuem espelho, lenço de nariz e álcool gel ao alcance das crianças, e de acordo com a faixa etária os educadores fazem os direcionamentos.

  • Projeto institucional: AS CRIANÇAS FAZEM... A NATUREZA AGRADECE!

O objetivo do projeto é o de cuidar do solo envolvendo a coleta seletiva de lixo, semeando plantas ornamentais e comestíveis, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida para o presente e futuro de todos nós, em especial de nossas crianças.

No trabalho de cultivo da horta com as crianças do CMEI, fazem a observação no solo (cor, textura, cheiro), depois pesquisam as plantas da época bem como tipos de plantas comestíveis e ornamentais. Na seqüência preparam o solo, (viram a terra, preparam e utilizam adubo orgânico). Elegem os tipos de sementes adequados para a época, após fazem a semeação, o cultivo e a colheita, sempre acompanhados de registro para divulgação da ideia de desenvolvimento de uma horta domiciliar. Observam e registram o processo de crescimento das plantas, possibilitando a experimentação de diferentes cores, texturas, paladar, cheiros das plantas e da terra. Além das culinárias que são preparadas.

  • Projeto institucional: REFEITÓRIO UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E AUTONOMIA

As crianças precisam comer em ambientes agradáveis e acolhedores, que mostrem o respeito que a escola tem para com elas. O cuidado com a toalha de mesa, a limpeza do espaço, a forma de ofertar o alimento, o tempo de espera para o servimento, tudo precisa ser planejado. Cada faixa etária requer uma dinâmica diferente, não cabe organizar uma rotina igual para todas as turmas.

O objetivo de nosso projeto é o de oportunizar para as crianças a aprendizagem sobre a importância de manipular o alimento com autonomia e de fazer as próprias escolhas em relação ao tipo de alimento e à quantidade necessária para colocar no prato, uso de talheres, guardanapo, a organização e a decoração do espaço.