PROGRAMA MAMA NENÊ - O Programa Mama Nenê, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde, tem como objetivo incentivar e promover a continuidade do aleitamento materno nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil Contratados (CEIs). Este programa prioriza a saúde, qualidade de vida e bem-estar dos bebês, proporcionando às mães que possuem flexibilidade de horários a oportunidade de amamentar seus filhos nas instituições educativas. Para isso, são disponibilizados espaços especialmente designados para esse fim, ou as mães são orientadas a retirar o leite materno, o qual é armazenado, aquecido adequadamente e oferecido ao bebê.
Nossa instituição, o CMEI, está participando deste projeto no corrente ano com o propósito de assegurar o direito à amamentação, promovendo também o aleitamento materno por meio do acolhimento tanto do bebê quanto da mãe e/ou do casal que amamenta, mesmo em tempos de pandemia. É importante ressaltar que o aleitamento materno está intrinsecamente ligado a diversas metas de desenvolvimento sustentável. No contexto do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 (ODS 1), que visa o fim da pobreza, a amamentação proporciona às crianças um início de vida mais saudável, independentemente do país de origem ou do contexto socioeconômico familiar.
PROGRAMA CPP: CONHECER PARA PREVENIR - O programa é desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação (SME), com o propósito de educar e capacitar crianças, professores, funcionários e pais sobre os procedimentos apropriados a serem adotados em situações de emergência, tais como evacuação do prédio, incêndios ou inundações. Além disso, oferece diretrizes para a permanência segura nas instalações em caso de incidentes como tiroteios, invasões e outras eventualidades de emergência.
CURITIBINHAS NA INCLUSÃO, BULLING NÃO! - O programa visa sensibilizar tanto os estudantes quanto os professores para identificar indícios de violência nas instalações escolares e promover sua prevenção por meio do cultivo de virtudes como respeito, empatia, tolerância, esperança, equidade, bondade, amizade e acolhimento. Tais valores fundamentais são essenciais para cultivar um ambiente escolar harmonioso e propício ao aprendizado e convívio saudável.
JARDINS DE MEL: ABELINHAS DO CONHECIMENTO - O projeto Jardins de Mel tem como propósito principal a divulgação e valorização das abelhas nativas sem ferrão, as quais desempenham um papel crucial na polinização de aproximadamente 90% das plantas encontradas no território brasileiro.
Com o intuito de ampliar a conscientização sobre as abelhas sociais nativas sem ferrão, que desempenham não apenas o papel de polinizadoras, mas também produzem mel, contribuindo assim para a biodiversidade e o equilíbrio do ecossistema, o Município de Curitiba desenvolve o programa Jardins de Mel. Este programa tem sido implementado em diversas áreas verdes da cidade, proporcionando um ambiente propício para a presença e o desenvolvimento desses insetos vitais. A presença dessas abelhas é essencial, pois são responsáveis pela polinização, garantindo a produção de novas sementes e o crescimento de novas plantas, o que é fundamental para a manutenção da flora local.
PROGRAMA FUNDO ROTATIVO - O programa fundo rotativo tem por finalidade a alocação de recursos financeiros às Unidades da Rede Pública Municipal, visando sustentar as operações cotidianas e outras despesas relacionadas às atividades educacionais. Sua instituição ocorreu mediante a promulgação da Lei Municipal nº 14755, em 25 de novembro de 2015, e sua posterior regulamentação pelo Decreto nº 281, de abril de 2016.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTABILIDADE - Facilitar a interação das crianças com o meio ambiente, visando estimular nelas um sentimento de apreço, respeito e compromisso com a preservação ambiental, é uma abordagem essencial na educação infantil. Esta estratégia busca não apenas criar uma conexão emocional com a natureza, mas também promover uma consciência ambiental desde tenra idade.
Além disso, é imperativo permanecer vigilante em relação aos sinais de alerta que possam ser manifestados por qualquer criança em relação ao meio ambiente. Esses indicadores podem incluir mudanças comportamentais significativas ou expressões de preocupação sobre questões ambientais. Nestas circunstâncias, é crucial envolver a família em discussões construtivas e orientadoras sempre que necessário.
Ao adotar essas práticas, estamos não só cultivando uma relação positiva com o meio ambiente nas gerações futuras, mas também promovendo uma consciência ambiental ativa e responsável desde a infância.
PROJETO SONORIDADES - É essencial integrar experiências sonoras ao contexto educativo, garantindo às crianças o acesso a práticas musicais diversas, brincadeiras cantadas, experimentações e explorações sonoras de qualidade. Isso não apenas enriquece o ambiente educacional, mas também promove o desenvolvimento integral das crianças, estimulando sua criatividade, expressão e sensibilidade auditiva. Além disso, é fundamental assegurar que o planejamento de tempo, espaços e materiais na educação infantil contemplem uma variedade de experiências sonoras, proporcionando um ambiente rico e estimulante para o desenvolvimento auditivo das crianças.
Refletir e discutir sobre práticas musicais na educação infantil a partir da observação das crianças em suas experiências sonoras é crucial para garantir que estas experiências sejam de qualidade. Isso envolve compreender as preferências e interesses das crianças, adaptando as atividades musicais de acordo com suas necessidades e proporcionando oportunidades para que expressem suas próprias vozes musicais. Além disso, é importante envolver as famílias no processo educativo, promovendo a aproximação entre a escola e o ambiente familiar. Isso pode ser feito por meio de atividades musicais conjuntas, compartilhamento de músicas e histórias sonoras, e a criação de espaços de diálogo e troca de experiências entre pais, professores e crianças.
Ao garantir às crianças o direito a experiências sonoras de qualidade, estamos promovendo não apenas seu desenvolvimento musical, mas também sua autoexpressão, criatividade e bem-estar emocional.