Projetos e Programas - CMEI Professor Osni Camargo Carvalho

       No CMEI Professor Osni Camargo Carvalho, são promovidos Projetos Institucionais que visam envolver todas as turmas do CMEI em diferentes momentos que possibilitam o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças através dos grandes eixos norteadores do trabalho pedagógico desenvolvido: a interação e a brincadeira. Sendo eles:

 

  • Jardins de Mel: O projeto Jardins de Mel tem como objetivo a divulgação das abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras.Em nosso Cmei as crianças participam do nosso jardim de mel plantando flores e também provando o mel das abelhas Jataí em receitas diversas.

 

  • Hortas e Jardins:  O projeto Hortas  e Jardins busca aproximar as crianças dos momentos de mão na terra. Trabalhando com a composteira, plantando e colhendo, as crianças participam de propostas que incluem uma alimentação saudável e também o plantio de flores que embelezam nosso Jardim. Tais propostas contribuem na integração das crianças com os demais componentes da natureza melhorando assim a qualidade de vida.

  • Alimentação Saudável: No CMEI Professor Osni Camargo Carvalho é proporcionado um ambiente aconchegante e acolhedor nos momentos de refeição das crianças. O espaço do refeitório é organizado com toalhas, guardanapos, vasos de flores e outros elementos, podendo ser enriquecido com propostas desenvolvidas pelas crianças e professoras. As crianças são estimuladas a desenvolver sua autonomia ao servirem-se dos alimentos, levando os utensílios de volta à mesa após terminarem as refeições, as turmas do Pré I e Pré II são incentivadas a utilizarem garfo e faca,  crianças a partir do Maternal II servem-se em um sistema de Buffet no momento do almoço. 

  • Empréstimo semanal de livros: No corredor do CMEI está situada uma biblioteca com livros infantis à disposição das famílias para realizarem o empréstimo. Famílias e crianças podem juntas escolherem o título para emprestarem e como gratificação por devolver o livro, a secretaria presenteia a família com um CARD exclusivo.

 

  • Do meu nariz cuido eu: O CMEI dispõe de suportes para lenços de nariz em todas as salas e refeitório, procurando estar fixados sempre próximos a espelhos, para que as crianças vão percebendo a necessidade de estar realizando a higiene do nariz e o façam com autonomia. As professoras conversam com as crianças quando percebem que seu nariz está sujo, levam a criança para a frente do espelho e mostram a ela como higienizar o seu nariz. Aos poucos, a criança começa a realizar esta ação sozinha, sem necessitar de auxílio constante do adulto para isso. É importante que o adulto sempre comunique suas ações à criança para que ela passe a compreendê-las. Tal processo também se reflete no momento de troca e banho dos pequenos, onde é importante que o adulto interaja com a criança, informando a eles todas as suas ações.

  • Direitos Humanos: O Projeto trabalha os Direitos Humanos com todas as turmas do Cmei. O olhar para a criança está atrelado a ações de cuidado e a uma educação na qual todos, com todas as suas diferenças, sejam protagonistas e o centro do processo de aprendizagem, e que os direitos das crianças, sejam, não apenas respeitados, mas garantidos, a partir do acesso e das práticas pedagógicas diárias dentro da unidade.

  • Linhas do Conhecimento: O Programa Linhas do Conhecimento (PLC) é um programa educacional que nasce do Currículo da RME de Curitiba, com uma abordagem que garante experiências significativas aos estudantes, proporcionando uma relação profunda com o espaço em que vivem, que é a cidade. Essas relações perpassam por uma variedade de dimensões, sendo elas: históricas, culturais, científicas, tecnológicas, esportivas e ambientais, promovendo o diálogo com a cidade, com suas funções e tornando o espaço urbano, um espaço intencionalmente educador. (Fonte SME)

  • Farol do Saber:  

    Os Faróis Móveis são compostos por um carrinho em forma de farol que acomoda itens como impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, binóculos, dentre outros ítens.

    O objetivo é fomentar possibilidades para que as crianças construam conhecimento apoiados na pesquisa, inovação e criatividade, com elementos que permitam explorações, experimentações e brincadeiras, utilizando diversas ferramentas e múltiplas linguagens. (Fonte SME)

  • Projeto Bullying:  

          Apesar de ser bastante relacionado à infância, o bullying pode acontecer em qualquer idade, para qualquer pessoa. O termo bullying vem da palavra inglesa bully, que significa “brigão” ou “valentão”. Portanto, o bullying pode ser explicado como o ato de “agir como um valentão”. Quem faz a prática é responsável por humilhar, intimidar, ameaçar, discriminar ou maltratar suas vítimas física, psicológica ou emocionalmente; muitas vezes, de maneira sistemática e repetitiva. 

Não há como elencar uma causa específica que leva à prática do bullying e isso faz com que a vítima absorva isso, acreditando ser culpada pelo que está acontecendo. 

           No Cmei Professor Osni Camargo Carvalho o Bullyng é trabalhado com as crianças de todas as idades de forma lúdica, através de jogos, brincadeiras, rodas de conversa e com participação das famílias.

(Experiência sobre o Bulling com o Pré II)

00407326.jpg
Horta e Jardim
1/8