Projetos e Programas - Prof. Osni Camargo Carvalho, Centro Municipal de Educação

 

Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

No CMEI Professor Osni Camargo Carvalho, também são promovidos Projetos Institucionais que visam envolver todas as turmas do CMEI em diferentes momentos que possibilitam o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças através dos grandes eixos norteadores do trabalho pedagógico desenvolvido: a interação e a brincadeira. Sendo eles:

 

  • Empréstimo semanal de livros: Todas as sextas-feiras, as crianças de todo o CMEI escolhem para empréstimo o livro de sua preferência (todos lidos anteriormente pelo professor) para serem lidos em casa com seus familiares. Tal projeto desenvolve o hábito e o prazer pela leitura de livros literários.

 

  • Integração para o brincar: Semanalmente, as crianças do CMEI reúnem-se no espaço externo ou em diferentes espaços internos da Unidade para brincar. É um momento onde o lúdico e a interação entre crianças de diferentes faixas etárias está muito presente, pois os irmãos, primos e colegas de diferentes turmas podem brincar juntos, desde o berçário ao pré. Cada equipe organiza uma proposta de brincadeira para as crianças (brincadeiras tradicionais, faz-de-conta, circuitos, leitura, jogos, entre outras propostas). Tal proposta já deve ser conhecida pelas crianças da turma para que elas sejam as grandes mediadoras no momento da brincadeira. No CMEI Professor Osni Camargo Carvalho tais propostas ainda ocorrem uma vez por semana no período da manhã, por aproximadamente uma hora, mas tem-se como meta ampliar esses momentos para duas vezes por semana, uma pela manhã e outra à tarde.

 

  • Alimentação: No CMEI, procuramos proporcionar um ambiente aconchegante e acolhedor nos momentos de refeição das crianças. O espaço do refeitório é organizado com toalhas plásticas, guardanapos, vasos de flores e outros elementos, podendo ser enriquecido com propostas desenvolvidas pelas crianças e professoras. As crianças são estimuladas a desenvolver sua autonomia nesses momentos ao servirem-se dos alimentos, levando os utensílios de volta à mesa após terminarem as refeições, as turmas do Pré I e Pré II utiliza-se de garfo, faca e servem-se em um sistema de Buffet no momento do almoço. Nas turmas de Maternal II, Pré I e Pré é realizado o convite para o café da manhã e sopa, onde vão para o refeitório somente as crianças que demonstrarem interesse, as demais permanecem na sala de referência brincando nos Cantos de Atividades Diversificadas. Antes de cada momento de refeição, as professoras devem conversar com as crianças sobre os alimentos que serão oferecidos para que as crianças os conheçam.

 

  • Do meu nariz cuido eu: O CMEI dispõe de suportes para lenços de nariz em todas as salas e refeitório, procurando estar fixados sempre próximos a espelhos, para que as crianças vão percebendo a necessidade de estar realizando a higiene do nariz e o façam com autonomia. As professoras conversam com as crianças quando percebem que seu nariz está sujo, levam a criança para a frente do espelho e mostram a ela como higienizar o seu nariz. Aos poucos, a criança começa a realizar esta ação sozinha, sem necessitar de auxílio constante do adulto para isso. É importante que o adulto sempre comunique suas ações à criança para que ela passe a compreendê-las. Tal processo também se reflete no momento de troca e banho dos pequenos, onde é importante que o adulto interaja com a criança, informando a eles todas as suas ações.

 

  • Horta e jardim: No CMEI são desenvolvidas ações de cultivo de diferentes hortaliças e flores. As turmas do Pré responsabilizam-se por grande parte dessas ações nos canteiros da Unidade. No entanto, as demais turmas podem estar utilizando esses espaços para que as crianças também plantem hortaliças e flores, assim como cuidando desse espaço mexendo na terra, irrigando as plantas e colhendo os alimentos.