Projetos e Programas - Porto Seguro, Centro Municipal de Educação Infantil

Projeto Músico da Família ao Vivo

Em 2019 demos início ao “ Projeto músico da família” em todas as turmas do CMEI.  A proposta tem o objetivo de integrar a comunidade na promoção de experiências de aprendizagenssignificativas.  Famílias ou vizinhos das crianças que tocam algum instrumento musical são convidados a mostrarem os mesmos e tocarem para as crianças. Antes e depois deste momento, as crianças são incentivadas a explorarem questões ligadas ao som a fim de aguçarem a curiosidade e desenvolverem percepções e investigações relacionadas a percepção da música. As crianças ficam muito atentas e interessadas em participarem deste momento, vendo suas famílias interagirem com o CMEI. Já as famílias têm a oportunidade de fazer parte da rotina da instituição, conhecer melhor os colegas de seus filhos e professores.

Projeto “Do meu nariz cuido eu”

Este projeto acontece com as turmas a partir do maternal 1 e consiste em auxiliar as crianças a desenvolverem autonomia com os cuidados pessoais, especialmente em relação ao assoar o nariz e higienizar as mãos depois deste momento. Para isso, cada turma possui um espelho e lenços de papel ao alcance das crianças. As professoras procuram colocar imagens que estimulem o cuidado pessoal ao redor do espelho. Inicialmente, há um monitoramento constante para que as crianças desenvolvam esta percepção e cuidado. Gradativamente as crianças mostram-se mais autônomas e seguras nesta ação.

Projeto “ Integração para o Brincar”

            O brincar é o eixo central durante a Educação Infantil. Por meio dele as crianças se expressam e tentam compreender a realidade que as cerca. Por isso, todas as atividades desenvolvidas no CMEI Porto Seguro buscam assegurar este direito as crianças.  Uma das ações que promove a valorização do brincar é a integração para o brincar entre as diferentes faixas – etárias uma ou duas vezes por semana. Para que a brincadeira seja divertida e possibilite às crianças diferentes aprendizagens, as professoras organizam contextos interessantes que convidem as crianças a terem diferentes experiências. A cada semana um pequeno grupo de crianças do maternal 1 e 2 são convidadas a auxiliarem na organização dos espaços para a brincadeira. Depois todas as crianças podem explorá-lo e criarem as suas brincadeiras. A troca de saberes entre as crianças é constante. Geralmente os menores gostam de observar e depois imitar, enquanto isso os maiores buscam interagir e cuidar. Uma parceria que dá muito certo. Até mesmo as crianças do berçário 2 tem participado em alguns momentos deste movimento. Um outro aspecto valorizado é o encontro de primos e irmãos que frequentam turmas diferentes e também podem estar mais próximos durante esses momentos.

Projeto de formação continuada

            A equipe do CMEI Porto Seguro está sempre envolvida em aprimorar o seu atendimento e saberes sobre o desenvolvimento infantil.

            Para isso, as professoras costumam ter períodos de estudo e planejamento ao longo da semana, nos dias de permanência. Neste momento, pedagoga e diretora encaminham propostas de reflexão, estudo e aprofundamento sobre a prática com as crianças. A produção e análise da documentação pedagógica, com fotos das crianças, vídeos, portfólios e relatos escritos ou orais são essenciais para que o pensamento das crianças seja valorizado e para que as propostas planejadas garantam os interesses e necessidades das crianças.

            Além disso, toda a equipe é incentivada a participar de cursos, seminários e palestras promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Atualizações constantes visam promover um atendimento de excelência para as crianças e suas famílias.

Projeto “ Sacola literária”

            Semanalmente as crianças de todas as turmas têm a oportunidade de escolherem livros literários e emprestarem para ler em casa junto as famílias. Este projeto é mais uma ação que promove a integração entre família e CMEI, além de se configurar um movimento de incentivo ao gosto pela leitura.