Projetos e Programas - Oswaldo Cruz II, Centro Municipal de Educação Infantil

 

Concurso AbeLinhas do Conhecimento

PAE 2023

 

 

 

Rede de Proteção
A Rede de Proteção é um trabalho integrado intersetorial e multidisciplinar onde profissionais das Secretarias Municipais da Saúde, Educação, FAS, Secretaria Estadual da Educação, Conselhos Tutelares , Sociedade Paranaense de Pediatria , Hospitais Infantis entre outros cidadãos fazem parte.Esse programa visa organizar e agir no atendimento as famílias que enfrentam situações de violência intrafamiliar.
O CMEI Oswaldo Cruz II participa deste programa com um representante e um suplente como unidade notificadora. As reuniões são mensais ou de acordo com as necessidades de cada regional com a finalidade de acompanhamento e monitoramento dos casos notificados como situação de risco.

Conhecer para prevenir
 Um Projeto Criado através da Parceria Entre as Secretarias Municipais da Defesa Social e de Educação, onde São Capacitados Professores, crianças, alunos e Funcionários das Unidades da Rede Municipal de Ensino. Seu objetivo é de Orientar a Comunidade Escolar Quanto às Medidas a Serem Adotadas Diante de Acidentes e Desastres, além de Minimizar Danos e Prejuízos ao Matrimônio e Meio Ambiente. O Programa se destina a preparar as crianças, os estudantes e os servidores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba para enfrentar situações de emergências, através de treinamentos em temas afetos a Defesa Civil, A elaboração e desenvolvimento do Plano de Preparação de Emergência Local (PPEL) também fazem parte do Programa.

Mama Nenê
O Programa Mama Nenê é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde para intensificar o incentivo à amamentação nas creches, pois o aleitamento materno contribui para o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças, favorecendo a aprendizagem.
O CMEI Oswaldo Cruz II divulga o Programa mama nenê para todas as famílias por meio de reuniões pedagógicas do início do ano. As mães têm um lugar reservado para amamentar seus filhos. As famílias da turma de Berçário são informadas e orientadas no ato da matrícula a procurar a Unidade de Saúde para melhor conhecimento e esclarecimento do programa.
Os profissionais participam de cursos ofertados para implantação do Programa Mama Nenê.

Pomar urbano: Horta e Jardim
É uma parceria entre o CMEI e a comunidade, onde o objetivo principal é implantar práticas sustentáveis.
O CMEI, da continuidade a este projeto por meio de práticas pedagógicas de relações naturais que desenvolvam atitudes diárias de respeito ao meio ambiente e situações simples do cotidiano.

CERTIFICADO MAMA NENÊ