Projetos e Programas - Moradias Gramados, Centro Municipal de Educação Infantil

 

Concurso AbeLinhas do Conhecimento

 

      Ao longo do ano são promovidos Projetos Institucionais que visam envolver todas as turmas do CMEI em diferentes momentos que possibilitam o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças através dos grandes eixos norteadores do trabalho pedagógico desenvolvido: a interação e a brincadeira. Sendo eles:

  • Empréstimo semanal de livros: As crianças do Pré emprestam um livro de sua preferência para ser lido em casa com seus familiares. Tal projeto desenvolve o hábito e o prazer pela leitura de livros literários.
  • Integração para o brincar: Semanalmente, as crianças do CMEI reúnem-se nos diferentes espaços da Unidade para brincar. É um momento onde o lúdico e a interação entre crianças de diferentes faixas etárias está muito presente, pois os irmãos, primos e colegas de diferentes turmas podem brincar juntos. Cada equipe organiza uma proposta de brincadeira para as crianças (brincadeiras tradicionais, faz-de-conta, circuitos, leitura, jogos, entre outras). Tal proposta já deve ser conhecida pelas crianças da turma para que elas sejam as grandes mediadoras no momento da brincadeira. O Projeto Institucional de Integração ocorre uma vez por semana no período da manhã e duas vezes à tarde, por aproximadamente uma hora.
  • Alimentação: No CMEI, procuramos proporcionar um ambiente aconchegante e acolhedor nos momentos de refeição das crianças. O espaço do refeitório é organizado com guardanapos, vasos de flores e outros elementos, podendo ser enriquecido com propostas desenvolvidas pelas crianças e professoras. As crianças são estimuladas a desenvolver sua autonomia nesses momentos ao servirem-se dos alimentos. As turmas de Pré utilizam garfo, faca e servem-se em um sistema de Buffet no momento do almoço. Nessas turmas também é realizado o convite para o café da manhã e sopa, onde somente as crianças que quiserem vão para o espaço de refeição, as demais permanecem na sala de referência brincando nos Cantos de Atividades Diversificadas. Antes de cada momento de refeição, as professoras conversam com as crianças sobre os alimentos que serão oferecidos para que as crianças os conheçam.
  • Do meu nariz cuido eu: As professoras conversam com as crianças quando percebem que o nariz delas está sujo, levam a criança para a frente do espelho e mostram a ela como higienizar o seu nariz. Aos poucos, a criança começa a realizar esta ação sozinha, sem necessitar de auxílio constante do adulto para isso. É importante que o adulto sempre comunique suas ações à criança para que ela passe a compreendê-las. Tal processo também se reflete no momento de troca e banho dos pequenos, onde é importante que o adulto interaja com a criança, informando a eles todas as suas ações.
  •  Horta e jardim: No CMEI são desenvolvidas ações de cultivo e cuidado de diferentes hortaliças e flores por turmas ou equipes que estejam realizando ações com as crianças referente à temática.