Projetos e Programas - Moradias Arroio, Centro Municipal de Educação Infantil

 

CURITIBA, UMA CIDADE EDUCADORA

     Pensando na Cidade Educadora com o objetivo de “Fortalecer a consciência urbana e a sustentabilidade, a pertença dos sujeitos aos espaços da cidade e a identidade cidadã (...).” Como nos mostra no site da Prefeitura Municipal de Curitiba, houve o intuito de unir duas vertentes da educação previstas em lei (lei de cultura africana e direitos de aprendizagem do explorar e conhecer-se - BNCC), foi desenvolvido no CMEI Isis Sanson Monte Serrat, no pré II, o Projeto: “África, mãe de todos nós”. Este nome foi baseado na exposição feita no MON (Museu Oscar Niemeyer) que leva este nome.

     Oportunizar a nossas crianças conhecer um espaço educativa do município que moramos e atrelar com a importância (e obrigatoriedade) do estudo da “história e cultura afro-brasileira” foi enriquecedor tanto para as professoras como para as crianças.

     Devido a pandemia e regras sanitárias, as professoras Michele e Tifany organizaram uma visita virtual por este espaço, disponibilizado no Programa Linhas do Conhecimento, da Prefeitura Municipal de Curitiba. Foram apresentados diversos tipos de máscaras africana e seus significados. Após a apreciação deste passeio virtual foi confeccionado Mascaras Africanas com bexigas, jornais, cola, tinta guache preta, recorte de formas geométricas coloridas.

     Também houveram alguns bate-papos/conversas sobre o tema iniciando com o conhecimento prévio das crianças, depois foi explanado um pouco da história africana e foi feita uma exposição nos corredores do CMEI.

     Segundo relato das professoras “As crianças acharam o máximo poder visitar o Museu sem sair do CMEI pois puderam observar os detalhes da exposição com mais calma, conhecendo a cultura africana. ”

     A seguir alguns comentários das crianças enquanto faziam a visita:

Izac – “Que boca grande possuem essas máscaras! ”

Jean – “Essas esculturas são de ouro? “

Lívia – “Como esse museu é grande”

Larissa – “Nunca tinha visto esse tipo de máscaras! ”

Conrado – “Como será que eles fazem essa visita? “

Segue algumas imagens do desenvolvimento da proposta: