PROJETOS INTITUCIONAIS
I - MAMA NENE -
O Programa Mama Nenê realizado em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde, incentiva e promove a continuidade do aleitamento materno, primando pela saúde, qualidade de vida e bem estar dos bebês dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil Contratados (CEIs). A educação infantil de Curitiba é vanguarda na garantia do direito a amamentação. Com o Programa Mama Nenê, há 12 anos, profissionais, famílias e crianças incentivam e promovem o aleitamento materno através do acolhimento do bebê, da mãe e/ou do casal que amamenta.
II – CPP – Conhecendo Para Prevenir
- O programa CPP tem como finalidade preparar as crianças e equipe do CMEI, prevenindo acidentes por meio de simulados que acontecem dentro da instituição, como por exemplo ações em caso de incêndio, invasão, tiroteio, dentre outras. O projeto também colabora com a manutenção do prédio quanto a sinalização de emergência, prevenção de desastres e demais obstáculos que possam colocar em perigo a vida das pessoas que circulam no ambiente educativo.
III - “Do meu Nariz Cuido Eu!” - Desenvolver a autonomia das crianças com o autocuidado, ensinando-as hábitos de higiene
IV - “Brincar aqui é coisa séria” - Intensificar ações que promovam momentos diversificados de integração das turmas de diferentes faixas etárias;
V - “E agora vou para a escola?” - Realizar a transição do CMEI para a Escola de forma segura.
VI - “Hora de comer é bem legal” - Incentivar que as crianças ingiram diversos alimentos, acostumando-se a sabores, texturas e preparos.
VII - “Infância Literária” - Despertar nas crianças o interesse pelas histórias, livros e comportamento leitor.
VIII - “Educação Ambiental - "Brincar e descobrir como preservar!” - Levar as crianças a perceber e se aproximar do meio ambiente, para vir a amá-lo, respeitá-lo e preservá-lo.
IX - “Criança Saudável” - Estar sempre atentos aos sinais de alerta apresentados por qualquer criança.
X - “Direitos Humanos, para a infância” - Iniciar o conhecimento referente à diversidade humana, para a promoção de respeito aos direitos dos segmentos que compõe esta diversidade.