Projetos e Programas - Hermes Macedo, Centro Municipal de Educação Infantil

 

PROGRAMA MAMA NENÊ- O Programa Mama Nenê realizado em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde, incentiva e promove a continuidade do aleitamento materno, primando pela saúde, qualidade de vida e bem-estar dos bebês dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil Contratados (CEIs). A educação infantil de Curitiba é vanguarda na garantia do direito à amamentação. Com o Programa Mama Nenê, há mais de uma década, profissionais, famílias e crianças incentivam e promovem o aleitamento materno através do acolhimento do bebê, da mãe e/ou do casal que amamenta. 

PROGRAMA CPP: CONHECER PARA PREVENIR - O Programa CPP tem como finalidade preparar as crianças e equipe do CMEI, prevenindo acidentes por meio de simulados que acontecem dentro da instituição, como por exemplo ações em caso de incêndio, invasão, tiroteio, dentre outras. O programa também colabora com a manutenção do prédio quanto a sinalização de emergência, prevenção de desastres e demais obstáculos que possam colocar em perigo a vida das pessoas que circulam no ambiente educativo. Toda a unidade educacional e pessoas que estiverem dentro do CMEI participam do Programa, principalmente na realização do simulado.

CURITIBINHAS NA INCLUSÃO: BULLYING NÃO! - Conscientização e sensibilização das crianças através da reflexão e da execução de medidas educativas, despertando para um olhar mais sensível identificando traços de possíveis agressões, contribuindo para a prevenção.

JARDINS DE MEL: ABELINHAS DO CONHECIMENTO - As abelhas nativas são essenciais ao nosso meio ambiente. O projeto Jardins de Mel tem como objetivo a divulgação das abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras. A vinda destas pequenas para a nossa unidade foi maravilhosa, pois temos a oportunidade de trabalhar com as crianças a conscientização ambiental, além da vivência e discussões relacionados à conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. As 3 espécies que temos são: mandaçaia (Melipona quadrifasciata), jataí (Tetragonisca angustula) e mirim (Plebeia sp.). As abelhas vivem em caixas de criação racional, colocadas dentro de revestimento que garante maior proteção e bem-estar dos insetos. As atividades desenvolvidas pelo projeto ressaltam a sensibilização sobre a importância e os benefícios dos serviços ecossistêmicos de regulação e equilíbrio do planeta prestados pelas abelhas nativas.

DO MEU NARIZ CUIDO EU! - Desenvolver a autonomia das crianças com autocuidado, ensinando-as hábitos de higiene.

BRINCAR AQUI É COISA SÉRIA - Intensificar ações que promovam momentos diversificados de integração das turmas de diferentes faixas etárias.

E AGORA? VOU PARA A ESCOLA! - Realizar a transição do CMEI para a Escola de forma segura.

HORA DE COMER É BEM LEGAL - Incentivar que as crianças ingerem diversos alimentos, acostumando-se a sabores,texturas e preparos

INFÂNCIA LITERÁRIA - Despertar nas crianças o interesse pelas histórias, livros e comportamento leitor.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: "BRINCAR E DESCOBRIR COMO PRESERVAR" - Levar as crianças a perceber e se aproximar do meio ambiente, para vir a amá-lo, respeitá-lo e preservá-lo.

PRESTE ATENÇÃO: CRIANÇA SAUDÁVEL - Estar sempre atentos aos sinais de alerta apresentados por qualquer criança e chamar a família para conversar sempre que necessário.

DIREITOS HUMANOS PARA A INFÂNCIA - Iniciar o conhecimento referente à diversidade humana, para a promoção do respeito aos direitos dos segmentos que compõem esta diversidade.

REALIDADE ATÍPICA - Movimento de conscientização sobre TEA - Transtorno do Espectro Autista, com reflexões e debates sobre inclusão e cidadania.

 

00426024.png
PROJGRAMA MAMA NENÊ
1/3