PROJETO RIOS: AULAS DE CAMPO
O Núcleo Regional de Educação do Portão, em parceria com o Linhas do Conhecimento, tem proporcionado ricos momentos formativos para as profissionais da Educação Infantil. Um deles faz parte do Projeto Rios do
Portão, que junto da Sanepar e da Secretaria Municipal de Educação, já organizou duas riquíssimas aulas de campo.
As profissionais do CMEI Guilherme Canto Darin: Pedagoga Daniele Kot, Professora Adneia Szymanski e Professora Aline Leite dos Santos do Pré II A, vem participando destas formações e a partir delas, fortalecendo as ações de conscientização para a conservação do meio ambiente na comunidade do Parolin.
E equipe teve a oportunidade de conhecer o Memorial Iguaçu, um local que, em parceria com a Sanepar, traz o
máximo de informações sobre o nosso rio Iguaçu, estando também a disposição das crianças de nossa Rede para aulas de campo.
Outra aula de campo da qual a equipe participou, foi da rota para acompanhar o córrego Vila Izabel. Iniciando
a pesquisa no Colégio Militar, na nascente do rio, a caminhada se estendeu até a Avenida
Arthur Bernardes, com muito conhecimento ao longo do caminho.
Confira alguns destes momentos!




PROJETO RIOS E FALA CURITIBA: SUSTENTABILIDADE EM PAUTA
A equipe do Pré II A está trabalhando ativamente junto das crianças com temáticas referentes à preservação do Meio Ambiente. Para tal, o Projeto Rios e o Fala Curitiba englobam as ações realizadas no CMEI com a intenção de conscientizarmos não somente as crianças, mas também toda a comunidade, acerca da necessidade de assumirmos uma postura de protetores da água, dos rios, das árvores, do descarte correto do lixo, etc.
Confira o podcast que a turma gravou:
* https://www.spreaker.com/episode/53720692
* O vídeo com momentos destas ações ;
* Relato das professoras sobre estas propostas.
Programa “Curitibinhas na Inclusão, Bullying Não!
A turma do Pré I B está envolvida com ações voltadas à prevenção do Bullying. Pensando
nesta necessidade, planejamos uma proposta para enfatizar que “Todos somos importantes".
Dentro de uma caixa foi colocado um espelho, e as professoras falaram que o que tinha
dentro era algo muito importante, de grande valor. A caixa passou por todas as
crianças, e quando elas abriram a caixa, cada uma teve uma grande surpresa! Ao
término, as professoras retomaram a importância da imagem que estava refletida...
Na Educação Infantil incentivamos nas relações o desenvolvimento de uma autonomia
positiva, através da exaltação de suas qualidades.
As crianças se interessaram tanto pela proposta que realizaram o registro de seus
rostos através de desenhos. Vamos identificar a porta de nossa sala com ele,
será a identidade de nossa turma!