Projetos e Programas - CMEI Giovanna Serenato Panichi

 PROGRAMA MAMA NENÊ 

    

O Programa Mama Nenê é um programa de incentivo ao aleitamento materno para os CMEIs e CEIs Conveniados, com a Prefeitura Municipal de Curitiba e surgiu em 2007, a partir da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde. 

O CMEI Giovanna Serenato Panichi, participa do programa e possui espaço próprio para o aleitamento, assim, mamães que tem flexibilidade de horários, podem amamentar seus bebês no  CMEI, ou podem retirar o leite materno que é armazenado, aquecido em banho- maria e ministrado ao bebê em copinhos descartáveis . 

A amamentação exclusiva, até os seis meses de idade e complementada até os dois anos de idade ou mais, possibilita inúmeras vantagens para a criança, mãe, família, sociedade e estado, favorece a construção e fortalecimento do vínculo mãe-filho, desenvolvimento neuromotor infantil, melhoria no desempenho escolar, redução da mortalidade infantil e melhoria na qualidade de vida.

PROGRAMA LINHAS DO CONHECIMENTO 

 

O CMEI Giovanna Serenato Panichi, tem por objetivo  promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações, a procuramos criar oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano . 

Uma das ferramentas para concretizar este objetivo é a ampla participação no Programa Linhas do Conhecimento , no uso dos materiais pedagógicos disponibilizados pelo programa,  participação das formações ofertadas . 

O Programa Linhas do Conhecimento objetiva fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, a pertença dos sujeitos aos espaços da cidade e a identidade cidadã; envolvendo crianças estudantes e docentes em práticas de exploração e conhecimento da cidade de Curitiba. 

No Programa são desenvolvidas ações que contribuem com a ampliação cultural a partir do currículo da educação infantil, com as interlocuções sociais e com as práticas pedagógicas, as atividades são direcionadas para o atendimento de crianças, estudantes e docentes de todos os níveis e modalidades de ensino existentes na rede municipal. 

PARA SABER MAIS ACESSE O LINK: 

JARDINS DE MEL AbeLinhas DO CONHECIMENTO 

 

O Projeto AbeLinhas do Conhecimento tem por objetivo promover, por meio da construção de jardins de mel, a conscientização de estudantes e docentes, a respeito da importância e da necessidade do cuidado e preservação das abelhas, para a manutenção da vida no planeta. 

O CMEI Giovanna Serenato Panichi, faz parte deste projeto e estamos implantando os jardins de mel e a horta como propostas de experiências com elementos da natureza que contribuem para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente conforme previsto nas ODS e no plano de ação do CMEI. 

PARA SABER MAIS ACESSAR LINK:

ABELINHAS DO CONHECIMENTO