Projetos e Programas - Conjunto Monteverdi, Centro Municipal de Educação Infanti

PROGRAMA MAMA NENÊ

"Tem o objetivo de estimular e promover o aleitamento materno dos lactentes que ingressam nos CMEIs e nos CEIs contratados com a Prefeitura Municipal de Curitiba. Desse modo, as mães têm a flexibilidade de horários e apoio para amamentar os seus bebês nas unidades educacionais ou de retirar o leite materno, que é armazenado, aquecido e ministrado aos bebês em copinhos descartáveis. Essas ações são apoiadas em um processo formativo intenso, que envolve os professores, equipes gestoras e lactaristas. Também envolve ações de divulgação e articulação junto à comunidade, realizadas de modo intersetorial. São ações importantes do Programa Mama Nenê: a formação e a organização dos espaços de amamentação, que têm a finalidade de assegurar a privacidade e o acolhimento com mobiliário e estrutura adequados, entendendo que a amamentação é um compromisso social." (Referências : Projeto Político Pedagógico CMEI Conjunto Monteverdi)

Nosso Espaço Mama Nenê fica no hall de entrada do CMEI, em 2023 foi reorganizado, foi colocada uma tenda de voil e demais elementos que compõem este espaço como: jarra, copo, algodão, produtos de higiene, protocolo para retirada e armazenamento do leite materno, foi colocado um tapete e as bonecas que demonstram parto e amamentação deixando este espaço mais acolhedor e aconchegante para as mães que necessitarem utilizar com seus bebês.

No momento da matrícula a família recebe toda a orientação sobre o programa Mama Nenê e caso a mãe tenha alguma dificuldade no momento da alimentação é encaminhada para a Unidade de Saúde. Também entregamos um folder sobre o programa e o protocolo de retirada e armazenamento do leite materno.

Todas as profissionais do CMEI são orientadas e cientes dos procedimentos do Programa Mama Nenê, inclusive as terceirizadas. Também
são dados os folders para conhecerem os procedimentos de retirada e armazenamento do leite materno e de como administrar o leite materno no copinho. Todas são levadas para o espaço Mama Nenê para conhecerem e saberem dos elementos que o compõem. Todas as profissionais são orientadas a sempre que necessário encaminhar as mães para o espaço do Mama Nenê.

Durante as permanências, as professoras são incentivadas a trabalharem sobre o Programa Mama Nenê com as crianças bem como sobre a importância do aleitamento materno, as crianças e os bebês são levados ao espaço do Mama Nenê onde podem conhecer o espaço e brincarem com as bonecas de pano que demonstram parto e amamentação.

 

PROGRAMA CURITIBINHAS NA INCLUSÃO BULLYING NÃO!

O Programa “Curitibinhas na Inclusão, Bullying não!” tem como objetivo de sensibilizar as crianças  e profissionais a identificarem traços de violência na unidade, bem como sua prevenção por meio do trabalho com as virtudes como respeito, empatia, tolerância, esperança, equidade, bondade, amizade e acolhimento, os quais nos permitem viver em harmonia. Cada turma trabalha  com a mascote do Programa a "Sementinha" uma gralha azul que espalha as sementes com virtudes. Também tem sido trabalhado com nossas crianças  propostas envolvendo sentimentos e emoções. 

FOTOS

00422209.png
Folder Mama Nenê CMEI 2023 - página 1
1/12