Projetos e Programas - Campo Alegre, Centro Municipal de Educação Infantil

“Programa Mama Nenê” foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Curitiba, sendo uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde e tem como objetivo para intensificar o incentivo à amamentação nas creches. O CMEI conta com um lugar apropriado e tranquilo para as mães amamentarem seus filhos e acesso livre dentro da unidade. Para as mães que não tem condições de comparecer a unidade para amamentar, há a possibilidade de trazer o leite e entregar à lactarista, que é treinada para armazenar o leite de forma segura e garantir ao bebê todos os benefícios que o leite materno pode oferecer. Sempre no ato da matrícula a mãe é informada sobre todas as possibilidades de amamentação.

 

"Conhecer Para Prevenir - CPP” atualmente a aplicação dos Fundamentos de Defesa Civil nos Currículos Escolares é uma crescente preocupação da Secretaria Nacional de Defesa Civil. A prevenção é construída com “educação, orientação e esclarecimento”. Logo, o uso dos estabelecimentos de ensino como multiplicadores dos fundamentos de Defesa Civil vem ao encontro das expectativas Nacionais. A Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, numa parceria entre as Secretarias da Defesa Social (SMDS) e da Educação (SME), em harmonia com o preceituado no artigo XIII do Decreto Federal nº 5.376/05, que estabelece o Sistema Nacional de Defesa Civil, lançou o Programa Defesa Civil na Educação – Conhecer para Prevenir (CPP),  em março de 2007, com o objetivo de semear nos jovens cidadãos usuários da Rede Municipal de Ensino o desejo por um futuro de maior segurança em relação aos desastres, através de ações educativas para a prevenção e preparação contra as principais adversidades presentes na vida urbana e que são hipóteses do cotidiano de qualquer pessoa. Têm por objetivo fazer com que os estudantes conheçam e compreendam todas as fases do CPP, sua utilidade no ambiente escolar ou em qualquer outro em que eles se encontrem.

 

“Projeto Do Meu Nariz Cuido Eu” foi desenvolvido pensando no bem estar da criança, cuidar de uma criança não significa apenas realizar ações por ela, mas permitir e dar condições para que ela adquira maior autonomia no cuidado de si mesma. O objetivo maior desse Projeto é a construção de hábitos e a aprendizagem de procedimentos de higiene e cuidado pessoal. Esse cuidado deve ser compartilhado pela equipe toda que considerem a necessidade de que a própria criança limpe seu nariz, além disso, ensinando-a cuidar de si mesma através da observação no espelho. A utilização do papel para limpar o nariz e cuidados com a higiene pessoal, como a utilização do banheiro corretamente, escovação dos dentes, limpeza dos cabelos e corpo, e manter os cabelos sempre arrumados também fazem parte do projeto. Percebemos uma diminuição nos casos de coriza e agora toda criança cuida do próprio nariz com mais higiene, segurança e autonomia. É um bom trabalho educativo que resulta num grande alívio para as crianças e na incorporação de um hábito saudável.

 

“Programa Sinais de Alerta” a Prefeitura Municipal de Curitiba que tem finalidade de desenvolver nos professores e familiares a consciência para a importância da intervenção precoce. Esse programa visa desenvolver a percepção na identificação dos fatores de risco, assim como o acompanhamento e o encaminhamento mais adequado. Tal iniciativa pode alterar significativamente a qualidade de vida da criança e de sua família. A prioridade no atendimento e no acompanhamento médico e/ou terapêutico das crianças que apresentam algum sinal de atraso no desenvolvimento infantil auxilia na intervenção e prevenção de futuras deficiências ou problemas crônicos de saúde nas áreas auditivas, visuais, físicas, mentais e comportamentais.