PROJETOS E PROGRAMAS NAS UNIDADES EDUCACIONAIS

 

Núcleo Regional da Educação Boa Vista é uma das dez Unidades Organizacionais da Secretaria Municipal da Educação (SME) responsáveis pela operacionalização e controle das atividades descentralizadas da Secretaria. Está localizado na Rua da Cidadania Boa Vista.

Atua na supervisão e no atendimento às unidades educacionais municipais dos seguintes bairros: Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingüí.

 

Conheça os projetos e programas oferecidos:

 

Programa Comunidade Escola

 

O Comunidade Escola é o programa da Prefeitura de Curitiba que mantém as escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba abertas para a comunidade, aos sábados (das 13h às 17h), num compromisso com a continuidade, o aperfeiçoamento e as mudanças nas áreas de atendimento a demandas sociais, abrangendo a ação social, a segurança alimentar, a cultura, o esporte e o lazer, e o combate à violência.

 

 

Programa Conhecer Para Prevenir   Formitiba

Programa Conhecer Para Prevenir 

 
Criado em parceria entre as Secretarias Municipais da Defesa Social (SMDS) e de Educação (SME), o Programa Conhecer Para Prevenir (CPP) tem o objetivo de orientar a comunidade escolar quanto às medidas a serem adotadas diante de acidentes e desastres, além de minimizar danos e prejuízos ao patrimônio e ao meio ambiente. As bases conceituais do projeto foram inseridas no currículo escolar das unidades da Rede Municipal de Ensino (RME), estimulando os bons hábitos da prevenção na escola estendendo-se às comunidades e aos lares. São capacitados educadores e funcionários das unidades, nas áreas da prevenção, combate à incêndios e primeiros socorros. As crianças, ao serem orientadas, são os principais multiplicadores da real e duradoura cultura de prevenção, transformando a comunidade em um local mais seguro e com melhor qualidade de vida.
 
O Programa iniciou-se em 2005 na Regional Matriz, e posteriormente se estendeu às demais regionais de Curitiba, ampliando, de forma gradativa, o número de unidades escolares atendidas desde sua implantação. Na Regional Boa Vista, o Conhecer Para Prevenir teve inicio em 2007.
 
As fases desenvolvidas para implantação são: reunião com a direção da unidade escolar, reunião com servidores e outros funcionários terceirizados do local, reunião com a comunidade escolar, sensibilização e esclarecimentos dos estudantes, capacitação das equipes, adaptação física e sinalização, disponibilização de conteúdo pedagógico, treinamentos e simulados de emergência.
 
A intenção deste Programa é de despertar o interesse das pessoas com relação à mudança de comportamento à preparação e prevenção a situações de emergência, pois só assim as pessoas compartilharão das responsabilidades de segurança, que é dever e direito de todos.
 
A mascote que auxilia na divulgação das ações do CPP no NRE Boa Vista é a FORMITIBA
 
 
Mais informações sobre o Conhecer Para Prevenir:
 

 

 

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES E FARÓIS DO SABER 

 

Rede Municipal de Bibliotecas Escolares

 

A Rede Municipal de Bibliotecas Escolares (RMBE) da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (SME), instituída pelo Decreto nº 376 de 17 de abril de 2007, pretende oferecer aos estudantes e à comunidade em geral, o contato com a diversidade de suportes textuais, que incentivem e oportunizem a leitura contribuindo na reflexão, na capacidade argumentativa, no desempenho escolar e no exercício da cidadania.

O NRE Boa Vista possui 26 bibliotecas, sendo:

- 18 Bibliotecas em Escolas Municipais;
- 06 Faróis do Saber e Inovação em Escolas Municipais;
- 02 Faróis do Saber em Praça (vinculados à Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas).

 

 

 


 

Programa Linhas do Conhecimento - NRE Boa Vista

Com o intuito de contribuir com a formação plural de docentes e estudantes curitibanos, o Programa Linhas do Conhecimento busca parceria com diferentes secretarias e órgãos municipais que compõem o quadro dos serviços municipais.

O programa é desenvolvido por equipe própria vinculada ao Departamento de Desenvolvimento Profissional (DPP), da Secretaria Municipal da Educação (SME), e tem como objetivo fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, a pertença dos sujeitos aos espaços da cidade e a identidade cidadã, envolvendo professores(as) e estudantes em práticas de exploração e conhecimento de Curitiba, considerando três pilares fundamentais: conhecer, amar e cuidar da cidade.