Escola Municipal Paranaguá, Escola Municipal

logo escola

PROJETOS E PROGRAMAS - 2019

CPP – CONHECER PARA PREVENIR - 2019

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, em parceria com as secretarias da Defesa Social e da Educação, implantou em todas as instituições de ensino de Curitiba O PROGRAMA DEFESA CIVIL NA EDUCAÇÃO -  CONHECER  PARA PREVENIR , que por meio de ações educativas  tem como objetivo preparar os estudantes para adotarem uma postura correta em situações de risco, evitando acidentes e minimizando danos em casos de catástrofe.

ROJETO DE TÊNIS - 2019

O tênis de campo é uma modalidade esportiva que ainda é vista como uma prática sofisticada e de alto custo financeiro para o praticante. É fora desse paradigma que se propõe  nesse trabalho a valorização da prática do tênis de campo com o propósito pedagógico, objetivando universalizar a sua prática com a premissa de explorar as potencialidades de crianças em idade escolar, sobretudo as habilidades básicas fundamentais, além de explorar as múltiplas inteligências decorrentes da prática de diferentes movimentos.

O objetivo do projeto é a socialização de criança, na faixa etária entre 7 a 11 anos, alunos de  3º, 4º e 5º anos, de ambos os gêneros através da prática do tênis. Nas atividades propostas busca-se desenvolver aspectos físicos, sociais e cognitivos, ampliando a concentração, disciplina, cooperação e coordenação motora de forma global e inclusiva.

O projeto de tênis é realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municial de Educação e o Istituto Icaro que fornece o professora para o desenvolvimento das atividades.

QUARTA-FEIRA

MANHÃ - 9h 30min às 11h 

TARDE - 13h 15min  às 14h 15min

 

PSE – PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA - 2019

A partir deste ano, todos os estudantes do ensino básico e fundamental de Curitiba serão incluídos no Programa Saúde na Escola (PSE). São crianças e jovens que receberão tratamento oftalmológico, nutricional e biométrico.

O PSE é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação em parceria com o Município e proporciona a avaliação nutricional, odontológica, oftalmológica, auditiva e clínica, com o enfoque na prevenção de doenças.

Os profissionais da Saúde e da Educação são capacitados para avaliar os alunos e, sempre que necessário, encaminhá-los para as unidades de saúde para realização de exames e dar continuidade ao tratamento adequado. Além disso, eles incentivam e orientam sobre a alimentação saudável e a prática de atividades físicas, além de estimular a responsabilidade e alertar sobre as consequências do uso de álcool e outras drogas e uso da violência.

 

PROJETO DE XADREZ - 2019

Considerado um jogo intelectual, o xadrez é também uma poderosa ferramenta educativa. Entre os resultados nos alunos que praticam xadrez, o mais notável é a melhoria da capacidade de concentração em sala de aula.

É certo que o xadrez estimula a atividade intelectual, o raciocínio lógico e a capacidade de cálculo. Dessa forma, se praticado com freqüência pelos estudantes, certamente eles apresentarão melhoras no seu desempenho, principalmente nas ciências exatas.

Os benefícios da prática do xadrez são muitos: o xadrez desenvolve o aspecto cognitivo, estimula o raciocínio lógico, ativa a concentração desenvolve a tomada de decisões, aguça a memória, trabalha a paciência,  demanda a capacidade de planejamento, aumenta a autoconfiança, proporciona o respeito ao adversário, exige responsabilidade, instiga a imaginação e a versatilidade.

A melhora do desempenho escolar do aluno é relatado pelas professoras regentes, inclusive como ferramenta de auxílio para os alunos que apresentam  uma maior  dificuldade em sala de aula.

TERÇA-FEIRA 

8h 30min às 11h 

 

PROJETO GUARDA MIRIM - 2019

O Projeto Guarda Mirim, coordenado pelo Guarda Municipal Luiz, tem como objetivo oferecer aos alunos condições para participarem de forma ativa e construtiva na sociedade, a fim de minimizar a exclusão social da comunidade e do bairro em que vivem.

Os encontros sempre ocorrem às quartas-feiras em contraturno, para alunos dos 4º e 5º anos, abordando diferentes temas: civismo, postura e disciplina,educação no trânsito, Projeto CPP – Conhecer Para Prevenir, saúde, segurança no lar e na rua, Direitos da Criança – ECA, jogos e brincadeiras

QUARTA-FEIRA

MANHÃ - 7h 30min às 9h

TARDE- 15h 30min às 17h

QUINTA-FEIRA

MANHÃ - 7h 30min às 9h

TARDE- 13h 30min às 14h 45min

 

PROJETO BOSQUE ESCOLA - 2019

O PROJETO BOSQUE ESCOLA, PARCERIA COM A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, PROCURA ESTIMULAR O ENTENDIMENTO DAS CRIANÇAS, DOS JOVENS E DA COMUNIDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS VERDES URBANAS PARA A QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES, OFERECENDO ÀS CRIANÇAS CURITIBANAS UMA INFÂNCIA BASEADA NOS VALORES DA ÉTICA, DO CUIDADO E DA RESPONSABILIDADE.

DESENVOLVIDO COM ESCOLAS PÚBLICAS QUE TEM BOSQUES PÚBLICOS OU DENTRO DA ESCOLA.

PROPÕE SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR PARA PROTEÇÃO DESSES BOSQUES E CAPACITAR A EQUIPE DA ESCOLA SOBRE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NESSES BOSQUES.

REALIZAR TRILHAS COM AS TURMAS DE TERCEIRO, QUARTO E QUINTO ANOS JUNTO COM AS PROFESSORAS.