Rádio Escola


O Projeto

O projeto da Rádio Escola iniciou na RME no ano de 1993, oportunizando aos estudantes a compreensão crítica da realidade por meio da produção radiofônica, assim como colaborando na formação de um aluno-cidadão, sujeito ativo de sua própria comunicação.

Por meio da Educomunicação, busca-se ampliar o conhecimento de assuntos ligados à educação, saúde, política, cultura e cidadania. O projeto da Rádio Escola envolve atividades pedagógicas que visam o protagonismo infantojuvenil e a integração entre estudantes, escola e comunidade.

Objetivos

Geral

Proporcionar aos estudantes alternativas para o desenvolvimento de suas potencialidades de expressão oral e escrita e de como utilizá-las com maior eficácia de forma crítica, significativa e ética em práticas sociais.

Específicos

Incentivar a pesquisa e a leitura sobre assuntos da atualidade.

Promover a produção de diferentes gêneros radiofônicos.

Promover o protagonismo juvenil.

Incluir os programas gravados pelas escolas na galeria de áudio da página da unidade para que toda a comunidade tenha acesso aos conteúdos;

Proporcionar o trabalho com a Educomunicação nas unidades da Rede Municipal de Ensino.

Ofertar formação continuada aos professores que desenvolvem o projeto e aos professores da rede municipal interessados no desenvolvimento do projeto.

Apoiar iniciativas relacionadas à cobertura de eventos e entrevistas por parte dos repórteres mirins no interior da escola e também por meio de parcerias.

Favorecer a incorporação dos conhecimentos relativos aos meios de comunicação de massa, adotando-os na sua prática.
 

Metodologia

O projeto da Rádio Escola é desenvolvido tendo o professor como mediador das atividades, desde a organização das pautas, até a divulgação dos programas de rádio no sistema de som das escolas e postagem dos áudios gravados na página da unidade educacional.

O projeto pode ser desenvolvido nas turmas do ensino regular, no contraturno escolar, nas Práticas de Ciência e Tecnologia e Acompanhamento Pedagógico. Os professores supervisores do projeto recebem assessoramento para o desenvolvimento das atividades como a produção das pautas, a gravação dos programas e a publicação na página da unidade.
 

Clique nos links para ouvir os áudios produzidos por algumas escolas:

Feira dos ODS EM Margarida Orso Dallagassa

Gralha Azul EM Araucária

EM Leonor Castellano

EM Margarida Orso Dallagassa

EM Araucária

EM Colombo 

 

Equipe:

Patrícia Beraldo

 

Telelefone:

3350-3085