Projeto Pesquisa-Ação na Escola (PAE)

     

       O Pesquisa-Ação na Escola (PAE) é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, tem por objetivo "propiciar aos profissionais da educação desenvolvimento profissional e científico, por meio de investigações, estudos e pesquisas, concretizando um processo de articulação entre a SME de Curitiba e as IES credenciadas", sendo que para tal, foram iniciadas no dia 15/08/2022, as orientações aos 500 projetos participantes. 

      Por meio da orientação os profissionais participantes receberão subsídios teóricos e metodológicos, aliando ensino-pesquisa-extensão, para analisarem, reavaliarem e efetivarem as propostas indicadas nos projetos de forma a possibilitar diferentes experiências às crianças/estudantes, por meio de metodologias inovadoras.

     É importante ressaltar que, como premissa do Projeto PAE, todos os projetos devem estar em consonância com o Plano de Ação e o Projeto Político Pedagógico da Unidade Educacional, bem como, com o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

      

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS ENCONTROS DE ORIENTAÇÃO

1- A orientação é de caráter obrigatório, sendo previsto que a falta implica em não recebimento da gratificação no referido mês.

2- Todos os componentes do grupo devem estar presentes na orientação, acarretando o não recebimento da gratificação para aquele que faltar.

3- A orientação deve ser na IES, fora do horário regular de trabalho do bolsista. Está prevista 1 visita técnica do(a) orientador(a) na Unidade Educacional durante o desenvolvimento do projeto.

4 - A orientação deve ser presencial.

5- O professor orientador deve atender 1 projeto de cada vez, se o projeto tem 3 componentes, será com todos ao mesmo tempo.

6- Na ocasião da orientação, cada participante deverá realizar a assinatura da frequência na "FICHA DE REGISTRO DE ACOMPANHAMENTO MENSAL – 2022",  disponibilizada pelo Professor Orientador da IES. Este é o comprovante de frequência que será encaminhado à direção da Unidade Educacional.

 

COORDENAÇÃO DO PROJETO PAE

Coordenadoras: 

Cíntia Caldonazo Wendler e Josiane Costa

Equipe técnica:

Fabrícia Cristina Gomes Bordignon

Larissa Correa e Silva

Taís Wojciechowski Santos

Thainá Pires

Contatos:

projetopae@curitiba.pr.gov.br

(41) 3350-9589/3350-3130