Projeto Pedagógico - Vinhedos, Escola Municipal Dos

PROJETO PEDAGÓGICO

A cada ano letivo é realizada uma pesquisa em dois contextos: familiar e dos profissionais. Os resultados são analisados e discutidos nos segmentos que compõem a comunidade e tabulados democraticamente. Os resultados obtidos tais como: expectativas dos alunos e familiares relativos à escola e sugestões e críticas dos profissionais, acrescidos das diretrizes emanadas da Secretaria Municipal da Educação, subsidiam  a  realimentação  do  Projeto  Pedagógico, na forma do plano de ação.

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

A partir de 2007 em atendimento à Deliberação 003/06 da Câmara de Ensino Fundamental que dispõe no seu Artigo 1º parágrafo único sobre a obrigatoriedade do Ensino Fundamental de 9 anos para o sistema estadual de ensino do Estado do Paraná, incorporará gradativamente os alunos a partir dos 6 anos de idade, apresentando a seguinte organização:

Ensino Fundamental de 5 anos iniciais:

CICLO I

 - 1º ANO

- 2º ANO

- 3º ANO

CICLO II

 - 4º ANO

- 5º ANO

Também na reorganização desta proposta pedagógica poderá ser ofertado o pré-escolar para crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, modalidade da educação básica que corresponde a Educação Infantil, sempre buscando atender a legislação vigente e critérios mínimos para funcionamento e principalmente, buscando a articulação com o Ensino Fundamental. A Escola Municipal dos Vinhedos também oferece para a comunidade a Educação de Jovens e Adultos - Fase I (períodos I e II equivalente aos ciclos I e II) no período noturno, destinada àquelas pessoas que não puderam estudar no tempo adequado.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Os professores são atendidos semanalmente em suas permanências pela equipe pedagógica da escola, por meio de cronograma, onde estão previstos encontros de planejamentos, estudos de caso e estudo teórico metodológico.

PROCESSO DE APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA

O aprimoramento da prática educativa envolve não somente os profissionais da educação, como também os demais profissionais da escola, alunos e pais, com o objetivo de desenvolver uma busca constante à qualidade do ensino e a constituição da cidadania.

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O projeto pedagógico da escola é instrumento norteador do trabalho escolar e está em permanente transformação, devendo ser revisto com frequência.
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