Projeto Pedagógico - Tanira Regina Schmidt, Escola Municipal

Projeto Pedagógico

1.     Princípios Filosóficos e Pedagógicos

1.1     Concepção

O Projeto Pedagógico objetiva nortear a prática pedagógica em nossa escola como fruto da participação coletiva dos agentes (professores, gestores, técnicos, funcionários e pais) responsáveis pela ação de educar.

1.2     Educação Infantil

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a criança é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico.

1.3    Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental obrigatório é composto de nove anos com matrícula a partir de seis anos de idade essa obrigatoriedade será implantada até 2010. (Lei nº 11.274 de 06 de fevereiro de2006, que altera artigos da Lei nº 9.394 de 20/12/96.

1.4     Organização Escolar

A Escola Municipal Tanira Regina Schmidt – EIEF atenderá a Educação Básica nas etapas da Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental.

2.    Organização do Trabalho Pedagógico

Aproveitamos o cotidiano do estudante, para avaliar se estamos selecionando e usando os recursos mais adequados, ”para não deixar o tempo passar”, e sim monitorar, continuamente, os progressos e as lacunas demonstrados pelos estudantes.

3.    Processo de Aprimoramento da Prática Pedagógica e Administrativa

A intenção da escola é realizar um trabalho de qualidade, mediante um diagnóstico da situação da unidade, tanto do ponto de vista da aprendizagem dos alunos como das relações entre todos os envolvidos.