Projeto Pedagógico - Senador Enéas Faria, Escola Municipal


Projeto Pedagógico

1.     Princípios Filosóficos e Pedagógicos

1.1     Concepção

É a escola local onde se propicia ao estudante o desenvolvimento da consciência critica, de competências para analisar e compreender o mundo, a história, a cultura e o processo de trabalho. (KRAMER, 1989).

1.2     Educação Infantil

A escola é uma das instâncias sociais mais importantes entre as responsáveis por oportunizar aos cidadãos a construção de saberes imprescindíveis para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias às ações individuais e coletivas.

1.3    Ensino Fundamental

Consideramos os princípios educativos que orientam a educação nesta unidade escolar, os das diretrizes curriculares para a educação nacional.

1.4     Organização Escolar

A escola encontra-se organizada em ciclos de aprendizagem, Ciclo I – 1ª e 2ª etapas (e/ou 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental de nove anos) e Ciclo II – 1ª e 2ª etapas ( 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de nove anos).

2.    Organização do Trabalho Pedagógico

A escola encontra-se organizada por núcleo de competências e habilidades, através de temas interdisciplinares que interliguem como eixo integrador as diferentes áreas do conhecimento e a grade curricular de conteúdos próprios para cada etapa e ciclo.

3.    Processo de Aprimoramento da Prática Pedagógica e Administrativa

A escola e a Secretaria Municipal da Educação promoverão cursos específicos de capacitação, disponibilizarão palestras e oficinas nas diversas áreas do conhecimento e também a organização anual da Semana de Estudos Pedagógicos.