Escola Municipal São Luiz, Escola Municipal

logo escola

Projeto Pedagógico - São Luiz, Escola Municipal

Projeto Pedagógico
1.     Princípios Filosóficos e Pedagógicos

1.1     Concepção

Esta instituição acredita que o objetivo maior da educação consiste em instrumentalizar os alunos com os conteúdos fundamentais, para que tenham condições de tornarem-se cidadãos conscientes, críticos, responsáveis, participativos, cooperativos e felizes.

1.2     Educação Infantil

Esta instituição pretende assegurar que a criança seja atendida, cuidada e educada, desenvolvendo práticas que possibilitem à criança tornar-se gradativamente mais independente e autônoma.

1.3    Ensino Fundamental

Afirma que a ação de educar implica em propiciar situações integradas de aprendizagens, cuidados e brincadeiras que possibilitem o pleno desenvolvimento das capacidades corporais, cognitivas, afetivas, sociais e étnicas das crianças.

1.4     Organização Escolar

A escola organiza seu currículo em áreas do conhecimento. O ensino tem organização seriada, atendendo conforme a lei: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ed. Física. São ofertadas aulas semanais de Artes e Literatura.

2.    Organização do Trabalho Pedagógico

Conteúdo e metodologia intrinsicamente ligados. A concepção pedagógica que perpassa o trabalho em todas as áreas do conhecimento, parte da compreensão da realidade humana em sua totalidade tendo como pressuposto fundamental o caráter histórico do homem.

3.    Processo de Aprimoramento da Prática Pedagógica e Administrativa

Projetos desenvolvidos pela escola aprimoram e aperfeiçoam professores.Reuniões pedagógicas e permanências são planejados de forma a se constituírem em espaço de estudo e reflexão, através de estudos de textos e do convite a profissionais especialistas.