Projeto Pedagógico - Nivaldo Braga, Escola Municipal

Projeto Pedagógico

1.     Princípios Filosóficos e Pedagógicos

1.1     Concepção

A concepção que embasa o trabalho de nossa escola é a histórico crítica, onde o papel da escola é transmitir os conteúdos culturalmente sistematizados, não sendo o aluno um mero receptor mas um aluno participativo, crítico e atuante na sociedade que vive.

1.2     Educação Infantil

Na proposta da Ed. Infantil o educar e o brincar são os fundamentos de todo o trabalho. Através do lúdico o professor estará organizando o trabalho e as crianças aos poucos internalizam a rotina através de cantinhos, recorte, colagem, massinha,mercadinho

1.3    Ensino Fundamental

O Ens. Fund. Passa a atender as crianças à partir dos 6 anos de idade e portanto passou a ser de 9 anos. Os princípios que sustentam o trabalho na Prefeitura de Curitiba são:Educação para o desenvolv sustentável, educ pela filosofia e gestão democratica.

1.4     Organização Escolar

Com o ensino de 9 anos a organização escolar ficou assim definida: CICLO I 1º ANO 6 ANOS 2º ANO 7 ANOS 3º ANO 8 ANOS CICLO II 4º ANO 9 ANOS (3ª Série) 5º ANO 10 ANOS (4ª Série)

2.    Organização do Trabalho Pedagógico

O trabalho pedagógico será organizado tendo em vista propiciar ao educando situações que o desafiem, lançando situações problematizadoras que o levem a refletir, a buscar soluções, a pensar, a interagir com seus pares na busca da aprendizagem constante.

3.    Processo de Aprimoramento da Prática Pedagógica e Administrativa

A Prática Pedagógica é aprimorada através dos cursos, capacitações, semanas pedagógicas, seminários e participações em projetos como Escola&Universidade, troca de experiências, estudos nas permanências, leituras diversificadas e outros.

Para mais detalhes sobre o Projeto Pedagógico, baixe o arquivo na área de downloads.