Projeto Pedagógico - Maria do Rocio Ramina Maestrelli, Centro Municipal de Educação Infantil (Conj. Ilha do Mel)

Curitiba, 29 de novembro de 2021.


Aos bebês, crianças e comunidade...


Pensar, sonhar e idealizar uma instituição de Educação Infantil para uma comunidade de famílias que trabalham muito e de bebês e crianças que vivem suas infâncias em sua grande maioria em apartamentos, sem muito contato com a natureza. O maior compromisso é o de multiplicar os possíveis, oportunizar vivências significativas, olhar para o CMEI com “os olhos de ver” e realmente enxergar um organismo vivo, um grande cenário de representações, interpretações, personagens, interações e muita, muita brincadeira. Um lugar de autoria e autonomia, onde bebês e crianças podem ser e fazer. O palco de experiências, investigações, descobertas, imaginação e de muitas narrativas. O CMEI Maria do Rocio Ramina Maestrelli sonha ser visto e sentido como um lugar de pertencimento, onde a Educação Infantil possa ser vivida em toda sua plenitude. Para que ao andar pelos ambientes da unidade vocês, sintam-se felizes com tudo o que os olhos puderem alcançar! Sonhamos com bebês e crianças transitando alegres, rindo e faceiras! Um ambiente acolhedor e enriquecido para inspirar possibilidades, inovações e criações! Mas o mais importante de tudo que possibilite o brincar livre!
A Educação Infantil aqui no CMEI Maria do Rocio é entendida como uma etapa fundamental para o desenvolvimento. Olhamos para você, bebê e criança, como um ser potente que pensa e sente o mundo de uma maneira muito peculiar. Um agente importante na sociedade e capaz de transformar o mundo a sua volta. Um ser ativo em seu processo de desenvolvimento, um bebê e uma criança, que faz história e produz cultura.
Aqui o brincar, conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se são traduzidos em um movimento livre dos bebês e crianças. A organização é pensada desde a chegada até a saída dos bebês e crianças. O tempo é pensado e repensado por isso todas as propostas são desenvolvidas em pequenos grupos que favorecem as interações entre as crianças, adultos, espaços e materiais, garantindo vivências significativas. Os nossos bebês e crianças bem pequenas, são pesquisadores, são desemparedados, podem andar livremente por todo o CMEI e exploram ao máximo todas as possibilidades de interação. Por esse motivo a sala de referência não é o único espaço habitado. Os bebês e crianças transitam pelos diferentes espaços da unidade, o corredor, espaço externo e o Berçário Inovação fazem parte do cotidiano.
O professor proporciona ambientes contextualizados, organizados e ricos em possibilidades, onde convida os bebês e crianças a se sentirem pertencentes, a investigarem o mundo e a natureza. Os materiais disponibilizados são diversos, desafiadores e provocadores, tais como: terra, areia, água, vidro, plástico, metal, tecido, madeira, elementos da natureza e materiais não estruturados com diferentes texturas, cores, sabores, temperaturas e aromas. Aqui nossas
crianças brincam o faz de conta está presente a todo momento e assim o bebê e a criança interpretam diferentes papéis: mamãe, papai, médico, cozinheiro. Nas propostas de desenho e pintura, as marcas deixadas pelos bebês e crianças narram as experiências para além do papel nas paredes, muros e vidros. Aqui o bebê e a criança desvendam o mundo, descobrem pouco a pouco, por meio da curiosidade, da inquietude e da espontaneidade que é possível viver diferentes infâncias num mesmo lugar. Desde que eu me sinta pertencente a ele e me façam me sentir assim. Por isso, sonhar é uma pratica que faz parte do nosso cotidiano.
Sonhamos com um CMEI em que possamos respirar em cada canto a intencionalidade pedagógica do profissional que organiza, que reflete, que separa os materiais, que qualifica o ambiente e pensa até no tempo ao olhar para vocês, bebê ou criança pequena...
O ambiente em que crescemos e passamos parte da nossa infância, influencia em nosso desenvolvimento. O CMEI faz parte da trajetória de vida dos bebês e das crianças, onde elas constroem sua identidade, pois ultrapassa o muro da unidade educacional por meio das interações e das práticas cotidianas.
Visando que o interesse em comum entre CMEI e comunidade é o bem das nossas crianças, manter um elo entre os envolvidos é fundamental. Podemos definir a instituição como uma extensão da socialização e compartilhamento de conhecimentos que se inicia em casa. Ao olhar para o ser humano como um todo que não se fragmenta nos espaços de vivencia, e percebendo-o como um ser por inteiro, podemos concluir que sua trajetória se inicia no ambiente familiar e no CMEI muitos capítulos são escritos.
Aqui se inicia mais um capítulo dessa história ...
Com carinho,
Equipe do CMEI Maria do Rocio Ramina Maestrelli.