Projeto Pedagógico - Jorn. Arnaldo Alves da Cruz, Escola Municipal

diretrizes

Projeto Pedagógico

1.     Princípios Filosóficos e Pedagógicos

1.1     Concepção

A Educação é um direito de toda criança e seus efeitos positivos no desenvolvimento infantil já foram constatados. Buscamos através da Educação a formação integral da criança.

1.2     Educação Infantil

A Educação Infantil prioriza a formação humana integral, valoriza e desenvolve as várias linguagens e expressões da criança e seu pensar, criando sua autonomia e sua cultura.

1.3    Ensino Fundamental

O Ens Fundamental prioriza a formação das crianças e dos adolescentes, oferecendo a aprendizagem do respeito, da igualdade, da comunicação, do raciocínio e resolução de problemas, da busca em compreender o mundo ao redor e todas as áreas do conhecimento.

1.4     Organização Escolar

A Escola está organizada em Ciclos de aprendizagem. Oferece a Educação Infantil, o Ensino Fundamental Ciclo I - cças de 6 a 8 anos - 1º, 2º e 3º ano e Ciclo II - cças de 9 e 10 anos - 4º e 5º ano e a Educação de Jovens e adultos.

2.    Organização do Trabalho Pedagógico

A organização do trabalho pedagógico está fundamentada nas Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba, oferecendo também o Programa de Educação de Jovens e Adultos da SME.

3.    Processo de Aprimoramento da Prática Pedagógica e Administrativa

Educar e preparar os educandos para agir com responsabilidade, mantendo diálogo aberto, planejando, valorizando opiniões, assumindo compromissos, trabalhando sempre em equipe para a melhoria da qualidade do ensino.