Projeto Pedagógico - Independência, Centro Municipal de Educação Infantil

A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços e reconhecimento, a partir da Constituição Federal de 1988, o atendimento da criança de zero a seis anos passou a ser um dever do Estado e um direito da criança (Artigo 208, inciso IV). Intensificando a importância da educação para a primeira infância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394, promulgada em dezembro de 1996, considera a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, estabelecendo assim o vínculo entre o atendimento e a educação (cuidar e educar). Atendendo à exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, a Prefeitura Municipal de Curitiba vem gradativamente integrando o atendimento às crianças, o CMEI Independência atende crianças a partir de onze meses até cinco anos e onze meses.

Em 2005 houve um momento na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, no que diz respeito à Educação Infantil, em que os CMEIs finalizaram suas primeiras escritas das Propostas Pedagógicas e da elaboração dos seus Regimentos. Novamente em 2013 iniciou-se um amplo movimento para a reescrita de tal documento que agora passou-se a ser chamado de Projeto Político Pedagógico (PPP).

Este Projeto parte da premissa que a criança é capaz de criar, desenvolver, construir, adquirir conhecimento e se tornar autônoma, com capacidade de se comunicar e de se relacionar com o mundo em que vive. O importante para as pessoas que se envolveram nas discussões deste documento, é que a criança tenha a oportunidade de interagir com as múltiplas possibilidades visando o seu desenvolvimento integral.

O PPP caracteriza a realidade do processo educativo vivenciado pela unidade e foi elaborada a partir de estudos, reflexões e discussões realizados durante as permanências e sábados pedagógicos, bem como em reuniões com a participação das famílias e pela escuta e olhar atento às crianças que sugeriram e conversaram sobre suas preferências.