Projeto Pedagógico - Hamilton Calderari Leal, Escola Municipal

 

1. Princípios Filosóficos e Pedagógicos

 

1.1 Concepção

A construção da proposta curricular está baseada em três princípios básicos: educação para o desenvolvimento sustentável; educação pela filosofia e gestão democrática do processo pedagógico.

 

1.2 Objetivo

A Escola Municipal Doutor Hamilton Calderari Leal tem como principal objetivo: ser reconhecida pela qualidade humana e pedagógica, voltada a ações que evidenciem a gestão compartilhada, a autonomia, a valorização, a excelência, a ética e a qualidade; ser reconhecida pelo compromisso com a inovação e ao trabalho coletivo de construção, respeitando a história dessa Comunidade e somando novas conquistas a cada dia.

 

1.3 Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, estabelecendo assim, o vínculo entre o atendimento e a educação.

 

1.4 Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é um dos níveis da Educação Básica no Brasil. É obrigatório, gratuito (nas escolas públicas) e atende crianças a partir dos 6 anos de idade. O objetivo do Ensino Fundamental Brasileiro é a formação básica do cidadão.
 

1.5 Organização Escolar

A Escola atende a Educação Básica nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

 

2. Organização do Trabalho Pedagógico

A escola propõe uma organização voltada para a ação e reflexão constantes, onde a qualidade é a meta principal no contexto escolar. Para que isso ocorra é preciso interação entre os profissionais para que se busque, no processo de construção e execução, a efetivação do projeto pedagógico.

 

3. Processo de Aprimoramento da Prática Pedagógica e Administrativa

A permanência reforça seu caráter formativo para o professor, pois é momento não só de planejamento, mas de pesquisa, estudo e reflexão, assumindo seu caráter de prática coletiva e individual. A escola provê a todos os seus professores 33% de sua carga horária para permanência. Dessa maneira, a permanência, bem como reuniões pedagógicas previstas em calendário e extraordinárias, quando necessário, serão utilizadas para formação docente, sempre partindo da demanda dos profissionais para atingir de maneira efetiva os estudantes desta instituição. Na permanência é contemplada a construção dos planejamentos e é feita a orientação aos professores quanto aos encaminhamentos metodológicos,  atendimentos especializados e individualizados aos alunos, análise de atividades propostas e situações que estejam em consonância com o pedagógico. Com relação aos demais profissionais, existem momentos de discussão, avaliação do trabalho e planejamento das ações, como também a participação em reuniões e cursos de formação.