Projeto Pedagógico
1. Princípios Filosóficos e Pedagógicos
1.1. Concepção
O papel da escola sob a perspectiva capitalista, nos resta defender o papel da escola pública, o saber: transmitir aos alunos, os conhecimentos produzidos pela humanidade, a fim de proporcionar a efetiva emancipação, almejada por nós educadores.
1.2. Educação Infantil
É de direito da criança até 6 anos receber condições adequadas para promover o seu bem estar, seu desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social, ampliar suas experiências e estimulá-la para o conhecimento humano.
1.3. Ensino Fundamental
O PNE tem intenções com a ampliação do ensino fundamental: oferecer maiores oportunidades de aprendizagem e assegurar que ingressando mais cedo na escola, as crianças prossigam nos estudos alcançando maior e melhor nível de escolaridade.
1.4. Organização Escolar
E.M. Ditmar Brepohl é organizada em Ciclos de Aprendizagem. Esta organização não trouxe só uma mudança na estrutura, como também na reorganização da proposta pedagógica como um todo.Necessitando uma reflexão e nova organização dos conteúdos e da Práxis.
2. Organização do Trabalho Pedagógico
A escola tem como ponto de partida e de chegada a abordagem dos conteúdos, baseados nos objetivos propostos nas Diretrizes Curriculares para a Educação do Município de Curitiba. Os professores determinam conteúdos e elaboram os critérios de avaliação.
3. Processo de Aprimoramento da Prática Pedagógica e Administrativa
Este processo de aprimoramento se dá através de capacitação profissional para os professores, de aperfeiçoamento para todas as áreas promovidas pela SME, onde é feita a divulgação e incentivo por parte da direção e setor pedagógico da escola.